A confusão envolvendo a luta entre Cain Velasquez e Fabrício Werdum, que se machucaram e deixaram a disputa do cinturão dos pesados a menos de duas semanas do evento, ainda segue dando dor de cabeça ao Ultimate.
Após anunciar que Johny Hendricks e Stephen Thompson fariam a luta principal do evento, que também deixaria de ser transmitido em pay-per-view e migraria para a TV a cabo nos Estados Unidos, a organização do Ultimate também confirmou a mudança de nome do card, que agora passa a ser intitulado “Fight Night”.
Com a alteração no evento do dia 6 de fevereiro, o UFC 196 passa a ser o card que anteriormente vinha sendo conhecido como UFC 197, marcado para o dia 5 de março e encabeçado pela disputa do cinturão dos leves entre Rafael dos Anjos e Conor McGregor.
A mudança também fez com que o calendário 2016 do Ultimate “ganhasse” um evento em pay-per-view. Isso porque, como o UFC 200 segue marcado para julho, os meses de maio e junho, que anteriormente receberiam somente um evento numerado, agora terão duas noites de lutas da série mais importante da organização.