Novo namorado da ex-campeã Ronda Rousey, Travis Browne voltou a vencer em sua volta ao octógono, mas o triunfo veio em uma luta bastante controversa, contra Matt Mitrione, no card principal do UFC Fight Night 81, já nas primeiras horas desta segunda-feira (18).
O primeiro motivo de discórdia no duelo foram os dois dedos no olho aplicados pelo atleta da Glendale Fighting Team, que, além de não terem culminado na punição com um ponto retirado, especialmente em um combate morno, também deixaram o olho de Mitrione completamente desfigurado.
Além disso, o encerramento do combate também foi marcado por uma polêmica, mas desta vez por conta da atuação do árbitro central da luta. Após aplicar uma queda em Mitrione, Browne acabou fraturando a clavícula do rival, que lutou por cerca de um minuto e meio com a lesão, sendo possível inclusive ver seu osso solto em alguns momentos em uma imagem chocante.
A interrupção demorada do árbitro só veio depois de uma série de socos e cotoveladas no ground and pound. Com o triunfo, Travis Browne chegou a 18 vitórias, três derrotas e um empate.
A derrota para o brasileiro Rafael dos Anjos parece ter mesmo mexido com a cabeça de Anthony Pettis, ex-campeão dos leves do Ultimate. De volta ao octógono pela primeira vez desde a perda do título para o brasileiro, em março do ano passado, se apresentou de forma apática e não foi páreo para o ex-campeão do Bellator Eddie Alvarez, que levou a melhor em decisão dividida dos juízes.
A estratégia usada por Alvarez foi bastante semelhante a de Dos Anjos: pressão. O lutador natural da Filadélfia não deu sossego para Pettis e muito menos espaço para que Showtime exibisse sua trocação afiada e golpes surpreendentes. Dominando o jogo de quedas e abusando do clinch na grade para exaurir o rival, Eddie minimizou o risco do sempre perigoso Pettis.
Ao término do duelo, um dos juízes ainda viu vitória de Anthony no combate, mas dois jurados deram vantagem para Alvarez, que levou a melhor em decisão dividida e pediu um duelo justamente contra Rafael dos Anjos. “Eu já lutei com o ex-campeão e agora eu quero lutar com o campeão. Dê-me ele!”, disse, ainda no octógono.
CARD PRINCIPAL
Galos: TJ Dillashaw x Dominick Cruz
Leves: Eddie Alvarez venceu Anthony Pettis em decisão dividida dos juízes (29 x 28, 28 x 29 e 29 x 28);
Pesados: Travis Browne nocauteou (socos e cotoveladas) Matt Mitrione aos 4m09s do R3;
Leves: Francisco Massaranduba venceu Ross Pearson em decisão unânime dos juízes (30 x 27, 30 x 27 e 29 x 28)
CARD PRELIMINAR
Meio-médios: Patrick Cote nocauteou (socos) Ben Saunders a 1m15s do R3;
Meio-pesados: Ed Herman nocauteou (joelhada e socos) Tim Boetsch a 1m39s do R2;
Leves: Chris Wade finalizou (mata-leão) Mehdi Baghdad 4m30s aos do R1;
Penas: Luke Sanders finalizou Maximo Blanco aos 3m36s do R1;
Leves: Paul Felder finalizou (mata-leão) Daron Cruickshank aos 3m56 do R3
Meio-pesados: Ilir Latifi nocauteou (overhead) Sean O’Connell aos 30s do R1;
Penas: Charles Rosa venceu Kyle Bochniak em decisão unânime dos juízes (30×27, 29×28 e 29×28);
Galos: Rob Font nocauteou (socos) Joey Gomez aos 4m13 do R2;
Meio-pesados: Francimar Bodão venceu Elvis Mutapcic em decisão unânime dos juízes (30×27, 29×28 e 30×27).