É isso mesmo: o evento será realizado em um domingo, e não no sábado, como habitualmente acontece nos eventos do UFC nos Estados Unidos. A data coincide com as partidas da liga de futebol americano, o que faz com que o evento do Ultimate aproveite a boa audiência televisiva da NFL.
Ambos os atletas tem importantes pontos a provar no combate. Cruz quer retomar o título que considera não ter perdido de forma legítima até hoje. Ele era o campeão dominante do peso até começar a sofrer com sérias lesões no joelho, no fim de 2011. O longo tempo inativo fez com que o Ultimate o destituísse do posto, representando um caso raro em que um campeão perdeu o título fora do octógono.
Dillashaw, em contrapartida, quer provar de vez que é o homem a ser batido no peso. Não que seus feitos no octógono até então possam ser desprezados – pelo contrário, ele vem de duas vitórias impressionantes sobre o até então invicto em longa data Renan Barão. Contudo, uma vitória sobre Cruz afastaria qualquer tipo de dúvida sobre seu reinado.
Estilisticamente, a luta também promete ser interessante. Ambos os lutadores possuem bom movimento de pernas, kickboxing afiado e jogo de quedas acima da média. O que pode pesar a favor de Dillashaw é o ritmo de luta, embora Cruz tenha provado em seu combate mais recente que isso pode não ser um problema. Em setembro de 2014, quase três anos afastado das lutas, “Dominator” atropelou o respeitável Takeya Mizugaki em apenas um minuto.
A segunda luta mais importante da noite também promete estremecer o octógono montado em Boston. Anthony Pettis fará sua primeira luta desde que perdeu o cinturão dos leves do UFC para Rafael dos Anjos, e seu oponente, Eddie Alvarez, também promete atuação agressiva.
Ambos os atletas vivem momento de instabilidade, de modo que o vencedor dificilmente terá oportunidade imediata de tentar o cinturão. Mesmo assim, tanto Pettis quanto Alvarez possuem boa reputação, ou seja, quem triunfar colocará mais um nome de destaque em seu currículo.
Ainda no card principal, Travis Browne tentará se reerguer e mostrar que ainda pertence ao grupo de elite dos pesados diante de Matt Mitrione. O havaiano, que ganhou o noticiário de fofocas ao assumir um relacionamento com Ronda Rousey, sofreu duas derrotas nas últimas três lutas, sendo a mais recente para Andrei Arlovski.
O card contará com dois brasileiros. Veterano do TUF Brasil 1, Francisco Massaranduba encara o campeão do TUF 9, Ross Pearson. Já Francimar Bodão encara Elvis Mutapcic.
DATA E HORÁRIO: 17/01/2016, a partir das 20h (horário de Brasília)
LOCAL: TD Garden, Boston, Estados Unidos
TRANSMISSÃO: Canal Combate
CARD PRINCIPAL
Galos: TJ Dillashaw x Dominick Cruz
Leves: Anthony Pettis x Eddie Alvarez
Pesados: Travis Browne x Matt Mitrione
Leves: Francisco Massaranduba x Ross Pearson
CARD PRELIMINAR
Meio-médios: Patrick Cote x Ben Saunders
Meio-pesados: Tim Boetsch x Ed Herman
Leves: Chris Wade x Mehdi Baghdad
Penas: Maximo Blanco x Luke Sanders
Leves: Paul Felder x Daron Cruickshank
Penas: Charles Rosa x Kyle Bochniak
Meio-pesados: Ilir Latifi x Sean O’Connell
Galos: Rob Font x Joey Gomez
Meio-pesados: Francimar Bodão x Elvis Mutapcic