A vitória de Robbie Lawler sobre Carlos Condit por decisão dividida no UFC 195, no último sábado (02), foi cercada de controvérsia e reacendeu a polêmica sobre o sistema de pontuação vigente no MMA. O comentarista oficial do Ultimate Joe Rogan foi um dos que se manifestaram contrários ao atual modelo, sugerindo mudanças na forma como as lutas são avaliadas.
Veja Também
“O sistema de pontuação do MMA precisa de uma atualização urgentemente. Não tem como o terceiro e quinto rounds terem gerado a mesma pontuação na noite passada. A ideia de nós continuarmos usando o sistema de 10 pontos do boxe para um esporte completamente diferente é indesculpável neste estágio. Imagine o quão estúpido seria se os quartos de futebol americano fossem pontuados 10-9 independentemente de quantos pontos houvesse em cada. Eu também acho que o MMA se beneficiaria de mais juízes julgando lutas importantes. Três pessoas decidindo uma decisão de título grandiosa não me parece inteligente”, disse Rogan, por meio das redes sociais.
Um dos primeiros esforços para mudança no formato atual de pontuação do MMA, que segue o do boxe, vem da Ásia, com o evento sul-coreano “Road FC”, que implantará o sistema de ” “Sistema de Pontos Ilimitados”. “Neste sistema, os pontos serão concedidos por ações ou atividades específicas. Um ponto será dado para cada golpe claro, queda, quase-finalização, montada ou pegada das costas, controle claro no chão e investida. Cinco pontos serão concedido por knockdown. Todos os pontos serão acumulados durante a luta, não round a round. Portanto, o desempenho ao longo de toda a luta irá determinar o vencedor claro”, disse o evento em nota divulgada no último mês.
Comentários