Nesta terça-feira (10), o mundo do MMA foi pego de surpresa com a notícia de que Mirko Cro Cop estava desistindo na última hora de sua luta no UFC Coréia e, além disso, que estava pendurando as luvas. Porém, o primeiro dia de aposentadoria de Cro Cop não transcorreu como o esperado. A organização do Ultimate divulgou uma nota oficial na noite desta quarta-feira (11) anunciando que o lendário peso pesado croata havia se tornado o primeiro atleta a ser flagrado no novo programa antidoping do evento, em parceria com a USADA (Agência Antidoping dos EUA).
“O UFC anunciou hoje que a luta entre Mirko Cro Cop e Anthony Hamilton na Coreia do Sul foi cancelada. A USADA notificou Mirko Cro Cop e o UFC que ele está suspenso provisoriamente, devido a uma potencial violação da política antidoping. A USADA, administradora independente da política antidoping do UFC, vai mandar os resultados e informações do caso para Cro Cop e informações serão dadas no decorrer do processo”, disse o comunicado divulgado pela organização.
Aos 41 anos, Mirko Cro Cop tem um cartel profissional de 31 vitórias, 11 derrotas, dois empates e uma luta sem resultado. Em seu retorno aos ringues, em abril deste ano, Cro Cop nocauteou o brasileiro Gabriel Napão no UFC Polônia. O croata marcou época principalmente nos eventos japoneses na primeira metade da década de 2000 com seus nocautes quase sempre conseguidos graças a chutes altos espetaculares. Em seu longo depoimento justificando a aposentadoria, o lutador citou diversos problemas físicos com os quais vem convivendo, mas não mencionou qualquer tipo de irregularidade em testes antidrogas.
Adversário de Cro Crop no UFC Coréia, Anthony Hamilton também teve seu futuro anunciado pela organização. O norte-americano terá um novo oponente confirmado nos próximos dias e o combate deve ser remarcado para outro evento em breve, que não o o card em Seul, que acontece já no próximo dia 28 de novembro.
[vox id=”29238″]