A Comissão Atlética de Nevada impôs uma dura punição ao brasileiro Rousimar Toquinho após a grande controvérsia que envolveu sua última luta, no dia 1º de agosto. O lutador recebeu uma suspensão de dois anos, mais uma multa de US$ 40 mil em audiência realizada nesta quinta-feira (29) pela entidade norte-americana.
No WSOF 22, Toquinho finalizou Jake Shields em um combate cercado de polêmicas. O brasileiro foi acusado de colocar os dedos nos olhos do adversario por várias vezes durante a luta, algo proibido pelas regras, além de segurar o golpe derradeiro, uma kimura, mesmo após Shields bater em desistência.
Toquinho já havia sido suspenso pelo WSOF, além de perder o cinturão dos meio-médios da organização. No entanto, a Comissão de Nevada foi além e aplicou a punição, que será retroativa à data do combate – ou seja, a partir do dia 2 de agosto de 2017, Toquinho estará liberado para lutar.
Hoje com 35 anos de idade, o lutador brasileiro tem a carreira cercada de polêmicas desta natureza. Em 2013, foi demitido do UFC após segurar uma finalização por mais tempo que o necessário em combate contra Mike Pierce.