Quando o ex-presidente do PRIDE Nobuyui Sakakibara anunciou que lançaria um novo evento e contaria com a presença de Fedor Emelianenko, o mundo do MMA ficou em polvorosa. Agora, os mais saudosistas ganharam ainda mais motivos para se animarem com o “Rizin Fighting World Grand Prix 2015”, nome dado ao torneio.
Isso porque, em coletiva de imprensa realizada no Japão, o dirigente confirmou que a organização promoverá um evento aos moldes do antigo PRIDE no que diz respeito às regras, com golpes como pisões e tiros de meta sendo permitidos, e lutas realizadas em ringues, e não cages. Porém, Sakakibara garantiu que os confrontos serão realizados em um “ringue como jamais visto”, sem dar maiores detalhes das novidades.
Além disso, um dos maiores nomes do MMA nipônico em todos os tempos, o veterano Kazushi Sakuraba fará uma luta contra uma das maiores estrelas asiáticas da atualidade, o campeão do ONE FC Shinia Aoki. O “Gracie Hunter”, como Sakuraba ficou conhecido após vencer diversos representantes da família mais importante do jiu-jitsu mundial, aliás roubou a cena na coletiva com uma de suas tradicionais máscaras kabuki.
Por fim, a última confirmação feita pelo dirigente sobre o evento é que ele contará com um Grand Prix, ainda sem categoria de peso definida, que premiará seu vencedor com um cheque de US$ 500 mil (quase R$ 2 milhões pela cotação atual). O evento japonês contará com o apoio de diversas organizações ocidentais, como Bellator, KSW, BAMMA e Jungle Fight, cujos dirigentes também marcaram presença na coletiva.
O “Rizin Fighting World Grand Prix 2015” será realizado nos dias 29 e 31 de dezembro, na Saitama Super Arena, no Japão. Além de Fedor Emelianenko e Kazushi Sakuraba, Shinia Aoki, o evento também contará com as lutadoras Gabi Garcia, brasileira campeã mundial de jiu-jitsu, e Rena Kubota, cujas adversárias ainda não foram confirmadas.