Neste sábado (3), o UFC 192 representará um momento importante para a história da categoria dos meio-pesados do Ultimate. Recém-coroado campeão, Daniel Cormier fará sua primeira defesa de título diante de Alexander Gustafsson, na luta principal do evento que será realizado na cidade de Houston, no Texas.
No entanto, a ocasião é importante não só por causa da luta em si. Os dois atletas subirão no octógono de olho no título, mas com a sombra de Jon Jones, ex-campeão do peso e amplamente considerado como o melhor lutador do mundo no momento.
O combate acontecerá pouco depois de Jones entrar em acordo com a justiça norte-americana e dar um passo rumo ao seu retorno ao octógono. Para quem não sabe, o lutador se envolveu em um controverso acidente de trânsito em abril, no qual atingiu o carro de uma mulher grávida e fugiu sem prestar socorro. O UFC suspendeu o lutador e lhe retirou o título, mas a recente decisão do tribunal poderá deixá-lo mais perto do retorno. Assim, muitos apostam que Cormier e Gustafsson duelarão para ver quem será o próximo adversário de Jones – que já derrotou a ambos no passado.
Esta será a primeira defesa de título de Cormier, que conquistou o cinturão em maio. Na ocasião, “DC” sobreviveu ao ímpeto de Anthony Johnson e impôs seu wrestling até obter uma bela finalização.
Apesar da importância da luta, é inegável que a divisão dos meio-pesados vive, sem Jones, um momento de “terra arrasada”. Cormier foi eleito para disputar o cinturão vindo de derrota justamente para Jones, enquanto que Gustafsson perdeu em sua última luta para Johnson.
Quem vencer a luta poderá deixar para trás as derrotas mais recentes e ficar um passo mais perto de se estabelecer como rei entre os lutadores de até 93 kg. O perdedor, porém, deverá recuar em vários passos.
Para isso, Cormier deverá apostar em seu wrestling de nível olímpico e que foi arma fundamental para sua vitória sobre Johnson. Gustafsson, em contrapartida, deverá mostrar uma movimentação afiada e um kickboxing justo para anular o estilo “grinder” de Cormier. Se trata de um choque de estilos que promete deixar o público em pé em Houston.
Se Jones não voltar, já há o próximo da fila
Por conta dos recentes acontecimentos, muitos já imaginam que o vencedor da luta principal da noite será o próximo a enfrentar Jon Jones dentro do octógono. Porém, caso o ex-campeão ainda não volte à ativa, o UFC 192 provavelmente irá definir quem irá tentar conquistar o cinturão a seguir.
Isso porque a luta co-principal contará com o duelo entre Ryan Bader e Rashad Evans. Bader vem de quatro vitórias seguidas e esperava ser o próximo a lutar pelo título, mas acabou sendo preterido. Caso chegue à quinta, deverá ser inevitável que o UFC lhe dê a luta pelo título.
Evans, por sua vez, vem lutando contra lesões há tempos – sua última atuação foi em novembro de 2013. Porém, com a credencial de ex-campeão, “Sugar” poderá dar a volta por cima se conseguir frear o bom momento de Bader.
Único brasileiro do evento luta no card preliminar
O peso leve Adriano Martins será o único representante brasileiro no UFC 192. O manauara tentará obter sua terceira vitória em sequência dentro do octógono diante do invicto Islam Makhachev, que fará sua segunda luta no Ultimate.
O restante do card preliminar contará com alguns duelos interessantes. Antigos desafiantes pelo cinturão dos moscas, Joseph Benavidez e Ali Bagautinov fazem duelo de vítimas de Demetrious Johnson; além disso, o evento contará com a estreia do lutador mais jovem do UFC em atividade: o invicto Sage Northcutt, de 19 anos, que debutará no octógono diante de Francisco Trevino.
DATA E HORÁRIO: 03/10/2015, a partir das 19h (horário de Brasília)
LOCAL: Toyota Center, Houston, Texas (EUA)
TRANSMISSÃO: Canal Combate
CARD PRINCIPAL
Meio-pesados: Daniel Cormier (93 kg) x Alexander Gustafsson (92,5 kg)
Meio-pesados: Ryan Bader (93,4 kg) x Rashad Evans (93 kg)
Pesados: Shawn Jordan (116,1 kg) x Ruslan Magomedov (107 kg)
Moscas: Joseph Benavidez (57,1 kg) x Ali Bagautinov (56,7 kg)
Galos: Jessica Eye (61,6 kg) x Julianna Peña (61,2 kg)
CARD PRELIMINAR
Penas: Yair Rodriguez (65,7 kg) x Dan Hooker (66,2 kg)
Meio-médios: Alan Jouban (77,1 kg) x Albert Tumenov (77,1 kg)
Leves: Adriano Martins (70,7 kg) x Islam Makhachev (70,7 kg)
Palhas: Rose Namajunas (52,1 kg) x Angela Hill (52,1 kg)
Leves: Francisco Trevino (72,5 kg*) x Sage Northcutt (70,7 kg)
Moscas: Chris Cariaso (57,1 kg) x Sergio Pettis (57,1 kg)
Pesados: Derrick Lewis (116,1 kg) x Viktor Pesta (107,5)