Um dos nomes mais populares da metade da década de 2000 no UFC está oficialmente pendurando as luvas. Após até declarar que gostaria de fazer uma última luta de despedida, o ex-campeão dos médios Rich Franklin voltou atrás e anunciou que está se aposentando do MMA nesta segunda-feira (28).
“Estou anunciando que encerrei um capítulo na minha vida e estou começando outro. O que eu vou mais sentir falta dessa jornada? Eu posso fechar meus olhos e me ver andando pelo corredor antes de entrar na arena. Eu posso ouvir o público vibrando por mim quando “For Those About To Rock” (sua música de entrada) começa. Então, eu entro no octógono”, escreveu Franklin, em tom poético, em sua coluna no site “The Player’s Tribune”.
Rich Franklin ficou marcado para o público brasileiro especialmente por quatro lutas, duas que ele perdeu e duas que venceu. Em 2006 e 2007, “The Ace”, como é conhecido, foi derrotado por Anderson Silva, naquela época um lutador recém-chegado ao UFC, em lutas válidas pelo cinturão dos médios. Já em 2009 e 2012, uma vez na Alemanha e outra no Brasil, Franklin bateu o “Cachorro Louco” Wanderlei Silva, em dois duelos movimentadíssimos.
Mas, além de Anderson e Wanderlei, Franklin também teve outros dois rivais brasileiros em sua carreira, e em ambos os casos acabou derrotado. No “Inoki Bom-Ba-Ye” de 2003, Rich foi nocauteado por Lyoto Machida e anos depois, já no Ultimate, voltou a beijar a lona, desta vez para Vitor Belfort. Franklin, que hoje é proprietário de uma rede de sucos nos Estados Unidos, encerrou sua trajetória no MMA profissional com um cartel de 29 vitórias, 7 derrotas e uma luta sem resultado. Sua última aparição nos ringues aconteceu há quase três anos, quando foi derrotado por Cung Le.