Na manhã deste domingo (27), já noite na Indonésia, o brasileiro Herbert Burns, irmão mais novo do treinador de jiu-jitsu de Vitor Belfort Gilbert Durinho, não tomou conhecimento do russo Timofey Nastyukhin, finalizou o rival ainda no primeiro assalto e chegou a sua sexta vitória em seis lutas, ficando bem próximo de uma disputa do cinturão peso pena do ONE FC.
Apesar de seu vasto histórico na arte suave, Burns começou a luta aceitando o jogo em pé, especialidade do russo, e mostrou que os treinos na “Evolve MMA” tem feito muito bem à sua trocação. O brasileiro conseguiu se movimentar bem em pé e fazer frente ao rival, condição que lhe permitiu abrir caminho para uma queda providencial, antes mesmo do primeiro minuto de combate.
Uma vez no chão, o que se viu foi o verdadeiro passeio de Herbert, que com tempo no relógio e muita agressividade, conseguiu trabalhar bem e pegar as costas de Nastyukhin. Já na metade final do primeiro assalto, o brasileiro encaixou um mata-leão muito justo, obrigando o russo a bater em desistência aos 3m26s de luta.
O sonho de disputar o cinturão dos penas, no entanto, pode acabar sendo adiado em alguns meses para Herbert Burns, que revelou em entrevista ao SUPER LUTAS que o ONE FC havia lhe prometido o posto de desafiante número um ao título. O problema que motivou o possível adiamento, no entanto, foge da alçada do lutador ou mesmo da organização.
Campeão da divisão até 66 kg, o mongol Jadamba Narantungalag acabou tendo seu visto de entrada negado pela Indonésia e foi impossibilitado de colocar seu título em jogo na última hora. Por isso, o ONE FC colocou um cinturão interino em jogo, e o russo Marat Gafurov levou a melhor sobre Martin Nguyen. Agora, em data ainda a ser anunciada, Gafurov e Jadamba vão se enfrentar na unificação dos títulos.