Depois de perder o cinturão dos leves para Rafael dos Anjos, em março deste ano, e ficar às voltas com antigas lesões que o impediram de lutar, o ex-campeão Anthony Pettis voltará ao octógono no dia 17 de janeiro de 2016. O adversário de Pettis será o ex-campeão do Bellator Eddie Alvarez.
O duelo entre Pettis e Alvarez será realizado na edição do UFC em Boston que já foi anunciada como palco da disputa do cinturão dos galos entre o campeão TJ Dillashaw e o desafiante, e ex-campeão, Dominick Cruz. O evento marcará a primeira vez na história que uma luta pelo título será transmitida para os Estados Unidos no canal a cabo parceiro do Ultimate, o FOX Sports 1.
Anthony Pettis tem um cartel profissional de 18 vitórias e três derrotas. Ex-campeão do extinto WEC e do UFC, Pettis vem de derrota para Rafael dos Anjos, mas antes do revés tinha conquistado cinco vitórias consecutivas, incluindo duas lutas pelo título, contra Ben Henderson e Gilbert Melendez.
Já Eddie Alvarez, de 31 anos, possui um retrospecto de 26 vitórias e quatro derrotas. Após passar um longo período em litígio com o Bellator, o ex-campeão da organização rival finalmente estreou no octógono em setembro do ano passado com derrota para Donald Cerrone. Alavarez, porém, se recuperou em junho, quando bateu Gilbert Melendez no México.