Atualmente, a categoria dos penas possui oficialmente dois campeões. José Aldo é o campeão linear da divisão, enquanto que Conor McGregor é dono do cinturão interino do peso. No entanto, o comentarista oficial do UFC nas transmissões norte-americanas, Joe Rogan, não considera o irlandês um campeão de fato.
Para ele, o título que McGregor possui não conta com nenhum valor real, já que foi uma manobra mercadológica para manter o interesse do Ultimate no evento de número 189, em julho.
Na ocasião, McGregor desafiaria Aldo pelo título da categoria até 66 kg. Porém, em cima da hora, o brasileiro se lesionou e não pôde participar do evento. Chad Mendes foi convocado de última hora, e o combate passou a valer o cinturão interino.
“Vamos ser sinceros, McGregor tem um cinturão ilegítimo. É um cinturão inventado. Nós dizemos que é interino, mas Aldo defendeu seu título há menos de um ano. Mas, por causa do marketing, de todo o burburinho e do evento gigantesco, decidiram fazer que a luta [McGregor x Mendes] fosse pelo cinturão interino. Agora ele tem um título”, analisou Rogan no podcast que apresenta, “Joe Rogan Experience”.
“Cinturões não servem de nada. São os melhores lutadores contra os melhores lutadores. Todos sabemos quem são os melhores lutadores, certo? Quando você vence o melhor cara, aí sim você se torna o melhor cara”, complementou o comentarista.
Agora, Aldo e McGregor se enfrentarão no UFC 194, em dezembro, para unificar o cinturão dos penas. O combate acontecerá em Las Vegas, nos Estados Unidos.