A fase de Anderson Silva é mesmo para se esquecer. Após ver sua vitória sobre Nick Diaz ser revertida em um no contest, receber uma multa de mais de R$ 1 milhão e ser suspenso por um ano após o episódio de doping no qual se envolveu antes do UFC 183, o Spider recebeu o golpe de misericórdia e foi retirado pela organização do Ultimate do ranking oficial de lutadores.
Esta é a primeira vez desde que o ranking foi instituído, no início de 2013, que Anderson Silva não aparece na relação. A saída de Anderson também marca o fim de uma “era” na classificação, que era dominada em sua inauguração pelo Spider, Jon Jones e o canadense Georges St. Pierre. Hoje, nenhum dos três aparece na listagem.
A saída de Anderson Silva foi comemorada por pelo menos dois lutadores: Tim Boetsch e Joanna Jedrzejczyk. Graças à saída do Spider, o norte-americano voltou ao top-15 da categoria peso médio e a polonesa fez sua estreia no ranking peso por peso, que inclui os melhores lutadores da organização independentemente de divisão.
Anderson Silva, de 40 anos, agora tem um cartel profissional de 33 vitórias, seis derrotas e uma luta sem resultado. O Spider estará liberado para competir novamente só em fevereiro de 2016, sendo que, para receber a licença para lutar, deverá apresentar um exame antidoping negativo.
[vox id=”29238″]