A noite de sábado (01) não foi apenas de UFC. Além de Ronda Rousey, que defendeu seu cinturão no Rio de Janeiro, os brasileiros Rousimar Toquinho e Marlon Moraes mantiveram seus reinados no WSOF 22, evento realizado em Las Vegas. Toquinho finalizou o também ex-UFC Jake Shields com nova polêmica, enquanto Marlon passou pelo compatriota Sheymon Moraes.
A polêmica já faz parte da vida de Rousimar Toquinho. Especialista no jiu-jitsu, o brasileiro mostrou seu enorme arsenal de finalizações sobre o veterano Jake Shields. Mas, como já vinha acontecendo em algumas lutas, o brasileiro segurou a chave de braço por tempo demais e irritou o norte-americano.
A luta começou com vantagem de Shields levando vantagem. O norte-americano trabalhou com quedas, mantendo Rousimar de costas no chão. Jake chegou a passar a guarda no primeiro round e defendeu todas as investidas na perna por parte de Toquinho.
A história se repetiu no segundo assalto com Jake levando a disputa para o solo. Mas desta vez o brasileiro tentava golpear, mesmo que por baixo. Na tentativa de empurrar a cabeça de Shields, Toquinho levou a mão no olho do rival em duas oportunidades.
No terceiro round, quando, novamente, Shields tentou a queda, Toquinho mostrou sua enorme capacidade de finalização. Ele pegou o braço do norte-americano e já caiu com a Kimura encaixada. Mesmo após o adversário bater por diversas vezes e o arbitro tentar interferir, Rousimar demorou para soltar a finalização.
Shields, nervoso, socou o brasileiro mesmo após o fim da luta, quase gerando uma briga generalizada.
Com a vitória, Toquinho emplaca sua 18ª vitória na carreira, a quarta consecutiva e defende o cinturão dos meio-médios do WSOF pela segunda vez. Ele também tem seis derrotas
Na segunda luta mais importante do WSOF 22, Marlon Moraes também defendeu seu cinturão. Na luta contra o compatriota Sheymon Moraes, o campeão trabalhou melhor na trocação, usando bem os chutes.
No segundo round, Marlon tomou frente da disputa e abriu o caminho para a vitória quando conseguiu um knockdown. No terceiro assalto, porém, o campeão repetiu Marlon e não desperdiçou a oportunidade de vencer. Ele conseguiu mais um knockdown e seguiu o combate para o solo, onde finalizou Sheymon com um mata-leão.