Os finalistas do TUF Brasil 4 estão definidos. No último episódio da temporada, exibido na madrugada desta segunda-feira (22), Reginaldo Vieira, no peso galo, e Fernando Açougueiro, entre os pesos leves, garantiram as últimas vagas na decisão. Reginaldo e Fernando, ambos do Time Minotauro, vão enfrentar Dileno Lopes e Glaico França, do Time Shogun, respectivamente, nas grandes finais.
O último capítulo da temporada foi direto e objetivo. Antes das últimas semifinais, os lutadores foram convidados a conhecer a High Roller, a maior roda gigante do mundo, para se despedirem de Las Vegas. Após semanas de confinamento, os atletas foram recebidos por Jhenny Andrade e Camila Oliveira, ring girls do UFC no Brasil, e celebraram o fim do TUF técnicos e champanhe a vontade.
A semifinal entre Bruno Korea e Reginaldo Vieira trouxe um duelo de estilos. O representante do Time Shogun buscava manter a disputa em pé na média distância para soltar seus potentes chutes, enquanto o representante do Time Nogueira queria a luta agarrada, no clinch.
Reginaldo conseguiu impor seu jogo no primeiro round. Ele encontrou a distância e se aproveitou de alguns momentos em que Korea abaixou a guarda para soltar socos, colar no clinch e chegar as quedas. Nos momentos em que Bruno conseguia inverter a posição, ele era sempre pego na guilhotina. Em um destes momentos, Korea teve muita dificuldade para conseguir sair do estrangulamento e ficou perto de desistir da disputa. Nos instantes finais da parcial, Reginaldo voltou a encurtar e após combinar alguns socos e tentou, novamente, a guilhotina. Desta vez sem sucesso.
No segundo round, Vieira tentou repetir a estratégia, mas ao tentar derrubar Bruno acabou sendo a inversão e ficando boa parte da parcial do baixo. Cansado, Korea golpeava o rival, mas sem contundência.
Faltando 90 segundos para o fim da parcial, o árbitro central recolocou os atletas na luta em pé. Reginaldo, novamente, encurtou e Bruno tentou a queda. Porém o representante to Time Shogun deixou o pescoço exposto e acabou finalizado a 16 segundos do fim.
No combate entre Brasil x Argentina, melhor para o brasileiro Fernando Açougueiro. No combate contra o argentino Nazareno Malegarie, o atleta carioca fez um jogo intenso, de pressão do primeiro ao último segundo.
Logo nos primeiros movimentos, Fernando encurtou a distância e tentou a queda. Apesar de Nazareno se defender bem, ele colocou pressão contra o rival nas grades. O brasileiro tentou atacar com um triângulo de mão, mas sem grande sucesso. Após a defesa do argentino, ele ficou no solo por cima. Porém, o brasileiro voltou a reverter a posição e terminou a parcial por cima.
No segundo round, Fernando continuou no jogo de pressão e após conectar alguns socos por cima, ele pressionou em busca da queda. Por sua vez, Malegarie até conseguiu derrubar o brasileiro, que se levantou rápido.
Com a tática de jogo bem definida, Açougueiro continuou pressionando Nazareno contra as grades em busca da queda até abrir vantagem nas papeletas dos juízes.
No último e decisivo round, com os atletas já cansados, o combate não mudou de rumo. Açougueiro pressionando contra as grades e Nazareno trocando boas posições no solo. Mas sempre um passo atrás. No final do duelo, os juízes laterais deram a vitória para Fernando Açougueiro de forma unânime.
As finais do TUF Brasil 4 seriam disputadas no próximo sábado (27), no UFC Fight Night 70, em Miami. Mas um problema no sistema de emissão de vistos para os Estados Unidos provocou o adiamento das finais. Agora, a decisão do reality show do Ultimate acontecerá no UFC 190, dia 30 de agosto, no Rio de Janeiro.
Nesta data, no card principal do evento, Dileno Lopes, do Time Shogun, e Reginaldo Vieira, do Time Nogueira, duelam pelo título do programa entre os pesos galos. Já na categoria de leves, Fernando Açougueiro, do Time Nogueira, encara Glaico França, do Time Shogun.