
Alexander Volkanovski (dir) em vitória sobre Diego Lopes (esq) no UFC 314. Foto: Reprodução/UFC
Pressionado e em momento delicado na carreira, Alexander Volkanovski provou que ainda pertence ao topo do MMA após performance dominante sobre Diego Lopes no UFC 314. Protagonista de batalha emocionante, o australiano enfim reconquistou título perdido em 2024 e voltou a ser o campeão indiscutível dos penas (até 65,7kg.) após triunfar na decisão unânime dos juízes.
Claramente emocionado após ter cinturão afivelado, Volkanovski se deu conta que foi primeiro atleta a conquistar título após completar 35 anos, na divisão dos penas. Em entrevista, o lutador revelou ter prometido para suas filhas que iria voltar para casa com cinturão.
Veja Também
De cabeça em pé, Diego se mostrou disposto a conceder entrevista mesmo após derrota. O lutador aproveitou oportunidade para mandar mensagem ao Brasil e México agradecendo pelo apoio e se desculpando pela derrota. O atleta ainda prometeu retornar mais forte futuramente.
Volkanovski controla resultado e domina Diego Lopes
O confronto iniciou com ambos lutadores aceitando luta no centro do octógono. Calmos, Volkanovski e Diego mediam melhor distância para começarem a aplicar golpes. Primeiro a chutar alto, o australiano teve ação defendida pelo rival, que desviou de soco giratório lançado pelo veterano a seguir. Com sucesso na trocação, Alexander conectou duro golpe no manauara e empolgou torcida presente em Miami. Sem sucesso, Diego foi atingido novamente e precisou andar para trás para se recuperar do dano sofrido. Sem se preocupar com nível de jiu-jitsu do brasileiro, Volkanovski foi o primeiro a buscar queda e aplicou joelhada contundente enquanto rival defendia tentativas. Já nos segundos finais do primeiro round, o australiano conectou socos poderosos, que atordoaram Lopes.

Alexander Volkanovski (dir) em vitória sobre Diego Lopes (esq) no UFC 314. Foto: Reprodução/UFC
Já no segundo round, os lutadores voltaram cautelosos, apostando em jabs e fintas. Andando para frente, Volkanovski tinha velocidade para ameaçar e fugir de contragolpes de Diego. Em sequência de três jabs lançados, Lopes fez australiano andar para trás, mas logo em seguida recebeu direto contundente, que o machucou novamente. Apesar do bom momento, Alexander optou por tentar queda, ao invés de seguir com sequência de golpes. Após provocar Volkanovski, Diego conseguiu acertar bela mão na cabeça do veterano e o derrubou com impacto. O australiano se levantou rapidamente e aceitou troca de golpes até gongo soar.
Recuperado, Volkanovski retornou ao terceiro round caminhando para frente e buscando golpes contundentes. Diego por outro lado, cercava o australiano em busca da melhor oportunidade para acertar soco como do round anterior. Confiante em sua distância, Volkanovski conseguia constantemente alcançar rosto do Diego enquanto desviava do contragolpe lançado pelo brasileiro.
No penúltimo assalto, Volkanovski insistia em golpes contundentes, enquanto Diego tentava achar distância ideal para machucar o australiano. Com sucesso em defender quedas, o brasileiro trocava socos em pé, mas sem ameaçar mudança de nível. Em momento promissor, Alexander acusou incomodo no olho e Diego tentou com toda raça aproveitar momento, caçando o adversário no octógono. Apesar de estar ferido, o australiano não se entregava e devolvia todo soco recebido pelo brasileiro.
Chamando torcida para apoiá-lo, Diego voltou ao último round buscando pelo nocaute. Dominando centro do octógono, o lutador cercava e fintava a todo momento, mas enfrentava veterano com boxe e contragolpes afiados. Experiente, Volkanovski apostava em movimentação lateral e jabs para controlar ímpeto do rival. No minuto final da luta, Lopes começou a provocar Alexander para que australiano aceitasse trocação franca, mas não tinha sucesso na tentativa de quebrar psicológico do ex-campeão.
Você precisa fazer login para comentar.