
Encarada de Alexander Volkanovski (esq.) e Diego Lopes (dir.) antes do UFC 314. Foto: Reprodução Instagram/UFC
Pouco mais de um mês após o (desagradável) último pay-per-view do UFC, quando Poatan perdeu o cinturão para Ankalaev, o Brasil tem a chance de conquistar outro título do Ultimate. O UFC 314 coloca Diego Lopes e Alexander Volkanovski frente a frente para medirem forças pelo cinturão vacante da divisão peso pena (até 65,7kg.). Mas a torcida brasileira tem outros bons motivos para acompanhar com afinco todo o card deste sábado (12), realizado em Miami (EUA).
Veja Também
A tão imaginada estreia de Patrício Pitbull irá acontecer na maior organização de MMA do mundo. Virna Jandiroba encara uma luta difícil que pode ser um ‘title eliminator’ da categoria. Marco Tulio, o ‘Matuto’, faz sua segunda luta pela empresa ostentando uma sequência de nove vitórias. E tem a tão badalada e provocada luta entre Jean Silva e Bryce Mitchell. Com tantos motivos, o SUPER LUTAS listou os principais para ficar ligado no evento do primeiro ao último minuto.
1) Cinturão para o Brasil
Diego Lopes e Alexander Volkanovski disputam o cinturão vacante dos penas no UFC 314. Foto: Reprodução X/UFC
A oportunidade bate à porta. Diego Lopes vai para a primeira luta de cinturão da carreira. Do outro lado, um player acostumado a lutas valendo título. Alexander Volkanovski promete silenciar os analistas que preveem dificuldades para o australiano seis anos mais velho que seu oponente. O fato de vir de duas derrotas por nocaute contribui para o ex-campeão da categoria ser desacreditado por alguns.
Por outro lado, Diego Lopes é a esperança brasileira de voltarmos a ter dois campeões ativos no UFC. O manauara naturalizado mexicano tem uma sequência de cinco vitórias no Ultimate, sendo as duas últimas para Dan Ige e Brian Ortega. A última vez que o peso pena subiu ao octógono foi em setembro do ano passado, no UFC 306 (Noche).
2) Patrício Pitbull no UFC
Os mais pessimistas que não imaginavam tal cena, se preparem. Patrício Pitbull vai sim se apresentar em um octógono. O recordista do Bellator chega com moral na nova empresa. Não só vai estrear no card principal, como vai encarar um ‘top 5’ do ranking do penas, tendo a chance de se fazer presente na lista de forma privilegiada. O brasileiro vai lutar com o mexicano Yair Rodriguez antes da luta co-principal entre Michael Chandler e Paddy Pimblett.
Ao longo de sua carreira, Patrício acumulou feitos que poucos atletas conseguiram em toda a história do MMA. São três títulos no peso pena e um no peso leve no Bellator, além de vitórias expressivas contra lendas como Michael Chandler, AJ McKee, Daniel Straus e Pat Curran. Agora, aos 37 anos, ele parece querer mais.
3) A promessa de fazer Bryce Mitchell ver a Terra redonda
Jean Silva usa globo para provocar Bryce Mitchell na coletiva do UFC 314. Foto: Reprodução UFC
Dois personagens midiáticos e atrativos por si só, Jean Silva e Bryce Mitchell protagonizam uma das lutas mais esperadas desse UFC 314. Depois de vencer Melsik Baghdasaryan no UFC Seattle, o brasileiro fez o pedido no microfone do octógono e foi atendido dias depois. Pronto! Estava construída uma rivalidade não vista há muito tempo na organização.
De um lado, uma figura antagônica, cheia de opiniões questionáveis e absolutamente impopular. Bryce se envolveu em várias polêmicas, inclusive de defesa à Adolf Hitler, e criou o cenário de uma ‘guerra santa’ contra o atleta da Fighting Nerds. Disse aos quatro ventos que o duelo deste sábado é uma luta do ‘bem’ contra o ‘mal’. E tornou público sofrimentos espirituais durante a preparação para o confronto.
De outro, um ousado e provocativo Jean Silva. O brasileiro aproveitou das teorias conspiracionistas de Mitchell para atiçá-lo e chegou mesmo a prometer que vai golpeá-lo até ele ‘ver a Terra redonda’. As narrativas acompanhadas palavra por palavra pelo mundo todo cria a atmosfera desse enfrentamento de estilos dentro do cage. Um, um exímio trocado. Outro, um destacável wrestler. Uma luta e tanto está por vir.
4) Virna Jandiroba e o sonhado cinturão
Virna Jandiroba está no UFC desde 2019. Foto: Reprodução/Instagram @ufcbrasil
‘Carcará’ tem voado cada vez mais próxima do seu objetivo: ser campeã do UFC. Depois de vitórias contundentes sobre Angela Hill, Marina Rodriguez, Lupita Godinez e Amanda Lemos, chegou a hora da brasileira encarar um duelo que pode ser considerado o último degrau. Mas do outro lado uma adversária difícil: Yan Xiaonan. A chinesa teve a sua oportunidade com a campeã há duas rodadas e perdeu por decisão unânime. Depois, venceu Tabatha Ricci e sonha com a segunda chance contra Weili Zhang.
5) Duelo de gerações na luta co-principal
Encarada de Michael Chandler (esq.) e Paddy Pimblett (dir.) antes do UFC 314. Foto: Reprodução X/UFC
Dois grandes nomes da organização medem forças na segunda luta mais importante do evento. Michael Chandler e Paddy Pimblett vão protagonizar um importante duelo para a divisão peso leve (até 70,3kg.). Enquanto o inglês tenta se provar de uma vez por todas como um lutador digno de um ‘top 10’ do ranking após uma sequência de oito vitórias, o veterano quer recuperar-se de duas derrotas para Dustin Poirier e Charles do Bronx.
Com uma diferença de oito anos entre eles, os dois enfrentam um momento determinante na carreira. Pimblett já foi muito questionado sobre as oportunidade recebidas. Vencer é a ‘prova dos 9’ sobre sua eficiência no esporte. Porém, uma derrota pode representar o documento faltante nas mãos dos que o provocam. Já Michael Chandler pode ser ver obrigado a deixar as luvas sobre a lona do octógono se chegar ao terceiro revés, dessa vez para um adversário cinco posições abaixo na divisão.
Ficha técnica do UFC 314
Data: 12 de abril de 2025
Horário: A partir de 19h (horário de Brasília)
Local: Kaseya Center, Miami, Estados Unidos
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.
CARD PRINCIPAL (A partir de 23h)
Peso pena (até 65,7 kg): Alexander Volkanovski x Diego Lopes
Peso leve (até 70,3 kg): Michael Chandler x Paddy Pimblett
Peso pena (até 65,7 kg): Yair Rodriguez x Patrício Pitbull
Peso pena (até 65,7 kg): Bryce Mitchell x Jean Silva
Peso meio-pesado (até 93 kg): Nikita Krylov x Dominick Reyes
CARD PRELIMINAR (A partir de 19h)
Peso pena (até 65,7 kg): Dan Ige x Sean Woodson
Peso palha (até 52,1 kg): Yan Xiaonan x Virna Jandiroba
Peso leve (até 70,3 kg): Jim Miller x Chase Hooper
Peso pena (até 65,7 kg): Darren Elkins x Julian Erosa
Peso médio (até 83,9 kg): Sedriques Dumas x Michal Oleksiejczuk
Peso mosca (até 56,7 kg): Su Mudaerji x Mitch Raposo
Peso médio (até 83,9 kg): Tresean Gore x Marco Tulio
Peso galo (até 61,2 kg): Nora Cornolle x Hailey Cowan
Você precisa fazer login para comentar.