BJ Penn, um dos dois lutadores na história a conquistar cinturões em duas categorias diferentes se juntará a seu colega de recorde, Randy Couture, na lista dos nomes mais ilustres da história da maior organização de MMA do planeta. A organização do UFC anunciou a inclusão do havaiano no Hall da Fama, na nova categoria “Era Moderna”.
O anúncio foi feito, mas a inclusão de Penn na lista dos nomes que marcaram época do Ultimate na era “pós-Zuffa”, de 2001 em diante, acontecerá somente no dia 11 de julho, antes do UFC 189, ao término da International Fight Week.
Aos 36 anos, BJ Penn encerrou sua carreira com um cartel profissional de 16 vitórias, dez derrotas e dois empates. Ex-detentor dos cinturões dos leves e dos meio-médios, Penn também fez aquela que até hoje foi a única luta entre dois campeões na história do Ultimate, na qual acabou derrotado por Georges St. Pierre em 2009.
Penn até tentou engatar um retorno ao MMA no ano passado, quando treinou a 19ª temporada do reality show The Ultimate Fighter ao lado de Frankie Edgar, mas acabou derrotado de maneira impiedosa pelo rival, que já o havia batido outras duas vezes anteriormente, e anunciou sua aposentadoria definitiva ainda no octógono.
Além de BJ Penn, outro ex-lutador também será indicado ao Hall da Fama: Bas Rutten. O holandês foi o primeiro europeu a conquistar um título do Ultimate, ao faturar o cinturão dos pesados em 1997. Rutten será incluído na categoria “Pioneiros”, para atletas que passaram pela organização antes de 2001.