
Joanderson Brito faz a segunda luta mais importante da noite. Foto: Reprodução/Instagram @joandersontubarao_ufc
O UFC Vegas 105 promete bons duelos para a noite deste sábado (5). O principal é considerado um confronto de gerações: Josh Emmett e Lerone Murphy. Mas o evento é bastante interessante para o torcedor verde e amarelo. Na segunda luta mais importante da noite, Joanderson Tubarão busca reencontrar o caminho das vitórias que estava construindo com maestria até esbarrar em William Gomis. Mas, para isso, precisa passar por Pat Sabatini, considerado azarão no combate.
Veja Também
Aliás, chama a atenção a quantidade de brasileiros. São cinco no total. Um sexto nome estava escalado, mas Daniel Willycat não compareceu à balança e teve a luta cancelada. Com cinco nomes tupiniquins no card preliminar, o UFC Vegas 105 tem motivos de sobra para manter o fã de MMA atento do início ao fim.
Evento importante para os penas

Josh Emmett (dir.) observa Bryce Mitchell (esq.) estirado após nocaute. Foto: Reprodução/Twitter @UFC
A luta principal da noite coloca dois ‘top 10’ da categoria peso pena (até 65,7kg.) para medirem forças. O décimo Lerone Murphy quer galgar degraus ao enfrentar o oitavo Josh Emmett. Para isso, precisa justificar sua invencibilidade de 16 lutas frente ao veterano de 40 anos. E que os espaços sejam abertos na divisão… pois antes dos dois duelarem, um brasileiro buscará pavimentar o caminho rumo ao ‘top 15’ do UFC.
Joanderson Tubarão venceu Diego Lopes para entrar na organização. Em agosto de 2021, os dois se encontraram no Dana White’s Contender Series e o maranhense ficou com a vitória por decisão técnica no início do terceiro round. De lá pra cá, sete lutas e apenas duas derrotas. Após o último tropeço, Joanderson tem a chance de reencontrar o caminho das vitórias e construir carreira na divisão.
‘Esquadrão verde e amarelo’ no octógono
Além de Joanderson, quatro nomes farão o torcedor nacional empunhar a bandeira verde e amarela. A primeira luta da noite coloca um ‘dos nossos’ contra ‘eles’. Um, não. Uma! Trata-se de Talita Alencar. Ela vai tentar aprimorar o cartel com sete lutas até agora chegando à sexta vitória da carreira sobre Vanesssa Demopoulos. A ‘Problem Child’ tem apenas uma derrota e um empate em lutas profissionais.
Mais tarde será a vez de Pedro Falcão se apresentar. E que ‘Pedrinho’ não tenha problemas com nomes. Depois de cinco vitórias consecutivas, incluindo a do Contender Series, caiu na estreia para Victor Hugo. Um ano depois, vai encarar um xará do vencedor: Victor Henry.
Na sequência, será a vez de Istela Nunes ir pra jogo. Com seis vitórias e cinco derrotas no cartel, a paranaense lutará com Konklak Suphisara. E fechando o card preliminar uma ‘favoritaça’ Dione Barbosa dará as caras. O que é pauta do nosso próximo tópico.
Favoritismo de brasileira

Dione Barbosa em entrada no UFC. Foto: Reprodução/X
Embora Dione Barbosa venha de derrota para Miranda Maverick no UFC Vegas 94, em julho do ano passado, a brasileira está com moral entre os torcedores. A casa de apostas ‘Stake’ para 1,09 na vitória dela. Mas em caso de derrota, a odd é de 8,50.
A pernambucana vai encarar Diana Belbita, atleta quatro anos mais nova. A situação da ‘azarão’ se explica. Depois de ser derrotada por Glória Paula em 2022, a romena só teve uma vitória de lá pra cá. Suas últimas duas lutas foram vencidas por Karolina Kowalkiewicz e Molly McCann.
Sensação de proximidade

Octógono do Apex, sede do UFC. Foto: Reprodução/Twitter
Eventos no UFC Apex são um espetáculo a parte no calendário da maior organização de MMA do mundo. O local foi um escape das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, mas deu tão certo que é parada frequente do Ultimate no curso do ano. Acompanhar as lutas no local, mesmo que pela TV, gera a possibilidade de perceber os detalhes. Com um público bastante restrito próximo ao octógono dentro das dependências da empresa, é possível ouvir os corners, falas dos lutadores e perceber as nuances dos bons combates.
Cotações do UFC Las Vegas 105
Data: 5 de abril de 2025
Horário: A partir de 19h (horário de Brasília)
Local: UFC Apex, Las Vegas, Estados Unidos
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.
CARD PRINCIPAL (22h, horário de Brasília)
Peso pena (até 65,7 kg): Josh Emmett x Lerone Murphy
Peso pena (até 65,7 kg): Pat Sabatini x Joanderson Tubarão
Peso galo (até 61,2 kg): Cortavious Romious x Chang Ho Lee
Peso médio (até 83,9 kg): Brad Tavares x Gerald Meerschaert
Peso mosca (até 56,7 kg): Ode Osbourne x Luis Gurule
Peso médio (até 83,9 kg): Torrez Finney x Robert Valentin
CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília)
Peso mosca (até 56,7 kg): Diana Belbita x Dione Barbosa
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Rhys McKee x Daniel Frunza
Peso palha (até 52,1 kg): Looma Lookboonmee x Istela Nunes
Peso galo (até 61,2 kg): Victor Henry x Pedro Falcão
Peso pesado (até 120,2 kg): Uran Satybaldiev x Martin Buday
Peso palha (até 52,1 kg): Vanessa Demopoulos x Talita Alencar
Você precisa fazer login para comentar.