Treinadores da Fighting Nerds abrem o jogo e revelam os segredos para o sucesso da equipe

Líderes do time explicam a filosofia por trás do crescimento dos lutadores e a mentalidade que os leva ao topo

Com Caio Borralho, Carlos Prates e outros, Fighting Nerds é eleita 'Academia do Ano' e brilha no UFC. Foto: Reprodução/Instagram/Fighting Nerds

Com Caio Borralho, Carlos Prates e outros, Fighting Nerds é eleita ‘Academia do Ano’ e brilha no UFC. Foto: Reprodução/Instagram/Fighting Nerds

Eleita a melhor equipe de MMA em 2024, a Fighting Nerds se consolidou como uma das protagonistas do cenário atual das lutas. Com seus principais atletas avançando nos rankings do UFC, muitos especulam se há um segredo por trás do sucesso do time. No entanto, os próprios treinadores decidiram revelar a chave para essa ascensão.
Em participação no quadro ‘Up Close’ do canal do UFC Fight Pass no YouTube, Pablo Sucupira, líder da Fighting Nerds, explicou que a equipe vai além de um time de luta – trata-se de um conceito que une inteligência e coragem. Segundo ele, enquanto muitos lutadores buscam ser mais estratégicos, nerds querem desenvolver mais bravura. Para o treinador, o diferencial do grupo está exatamente nessa fusão.

Veja Também

Jon Jones se rende ao talento de Carlos Prates. foto: Instagram / Fighting Nerds
Volkanovski é campeão do UFC. Foto: Reprodução/Twitter/UFCBrasil
Charles do Bronx e Islam Makhachev se enfrentaram no UFC 280.

“Eu acho que é maior do que uma equipe. É um conceito. Quase todos os lutadores querem ser mais inteligentes, e muitos nerds querem ser mais corajosos. Então, quando você fala sobre o conceito dos ‘Fighting Nerds’, trata-se de ser inteligente e corajoso. Esse é o ponto principal: se você é corajoso e inteligente, você é um Fighting Nerd.”, disse Pablo Sucupira.

PUBLICIDADE:

Pablo Sucupira afirma que auto conhecimento e controle são as chaves para se vencer uma luta

Pablo Sucupira e Carlos Prates em Las Vegas. Foto: Reprodução Instagram/pablomsucupira

Pablo Sucupira atribui o sucesso dos lutadores da Fighting Nerds ao autoconhecimento e ao controle da luta. Ele compara o combate à caça, enfatizando que cada atleta precisa entender suas próprias características físicas para definir a melhor estratégia. No entanto, o fator decisivo é o controle: quem impõe o ritmo da luta é o caçador, enquanto quem não controla se torna a presa.

PUBLICIDADE:

“A primeira coisa que um lutador precisa entender é que tipo de animal ele é antes de caçar. Você é alto, baixo, forte ou rápido? Se for baixo, talvez o jab não seja a melhor arma, mas levantar a guarda e diminuir a distância pode ser mais eficaz. Se for alto, talvez manter a distância seja a melhor estratégia. Mas a única coisa que une tudo isso é o conceito de controle. Se você está controlando seu oponente, você está caçando. Se não, você é a presa.”, contou o líder da Fighting Nerds

Flavio Álvaro destaca que o sucesso exige sacrifício e aprendizado

Pablo Sucupira (esq) Flávio Álvaro (atrás), Jean Silva, Carolina (esposa) e Ivan Jatobá. Foto: Reprodução/Instagram @jeansilvamma

PUBLICIDADE:

Outro treinador da Fighting Nerds, Flavio Álvaro, ressalta que muitos lutadores chegam à equipe acreditando que sua experiência passada é suficiente para alcançar o sucesso. No entanto, ele enfatiza que a verdadeira trajetória rumo ao topo exige aprendizado contínuo, sacrifício e muito sofrimento.

“Muitos atletas vêm para os ‘Fighting Nerds’ achando que o que eles sabem ou já fizeram é suficiente para levá-los aos grandes palcos e conquistarem cinturões e dinheiro. Mas minha principal missão é fazê-los entender que, no caminho que vão percorrer, ainda sofrerão muito.”, contou Flavio Alvaro.

Apesar de contar com vários lutadores no plantel do UFC, a Fighting Nerds se destaca pelos seus quatro principais nomes, que seguem invictos na organização.

PUBLICIDADE:

Entre eles, Caio Borralho soma oito vitórias no evento e atualmente ocupa a 5ª posição no ranking dos pesos-médios (até 83,9 kg). Já Carlos Prates acumula quatro triunfos por nocaute e figura na 13ª colocação dos meio-médios (até 77 kg). No peso-pena (até 65,7 kg), Jean Silva também mantém uma sequência de quatro vitórias, enquanto Mauricio Ruffy impressiona na divisão dos leves (até 70,3 kg) com três triunfos.

Leia Mais sobre: , , , , , , ,


Resultados do UFC Vegas 105 Resultados do UFC México Resultados do UFC Londres Resultados do UFC Las Vegas 104 Resultados do UFC 313