
‘A Viagem de Chihiro’ é o filme mais influente criado pelo ‘Studio Ghibli’. Foto: Reprodução
Uma nova trend tem sido sensação nos últimos dias nas redes sociais. O ‘ChatGPT’ possibilitou a geração de imagens com a estética do ‘Studio Ghibli’, uma ferramenta que opera por meio da integração da inteligência artificial criada pela ‘OpenAI’ com sistemas de geração de imagens, que permite transformar fotos em ilustrações inspiradas no estilo das animações japonesas.
Veja Também
‘Studio Ghibli’ é o nome de um estúdio de animação japonês fundado em 1985 pelos diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata e pelo produtor Toshio Suzuki. Hoje, é considerado um dos melhores estúdios de animação do mundo pela crítica e pelos fãs de cinema. Um dos filmes mais influentes criados pelo ‘Studio Ghibli’ é ‘A Viagem de Chihiro’, lançado em 2001. A animação arrecadou cerca de R$ 1,5 bilhão no mundo todo, tornando-se um dos filmes japoneses de maior bilheteria da história. Além disso, ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003.
O SUPER LUTAS não ficou de fora da tendência e transformou momentos marcantes do UFC em animações japonesas. Será que você se lembra de todos esses episódios que ficaram eternizados no octógono mais famoso do mundo? Confira!
Despedida de Anderson Silva
Com certeza a despedida da lenda do UFC Anderson Silva foi um dos momentos mais marcantes da organização.
A luta aconteceu no UFC Vegas 12, em outubro de 2020, em plena pandemia da Covid-19. Aos 45 anos de idade, o lutador que transformou e consolidou o MMA como uma verdadeira paixão no Brasil, enfrentou Uriah Hall, nove anos mais novo que ele. Anderson não teve a despedida que sonhava ou merecia e acabou superado pelo jamaicano no quarto round, sofrendo o nocaute técnico a 1m24s de luta.
Apesar disso, o respeito entre os lutadores foi algo emocionante de se ver. Após o fim do confronto, Hall desabou em lágrimas abraçado ao brasileiro, se desculpando, dizendo que o amava e recebendo elogios e agradecimentos.
Bonnar x Griffin
Stephan Bonnar e Forrest Griffin fizeram confronto lendário pelo ‘The Ultimate Fighter’ em 2005. Foto: Reprodução UFC
Uma guerra que é contada até hoje para as novas gerações.
O ano era 2005 e o UFC lançava sua ‘última cartada’ na tentativa de reascender o interesse do público com o MMA. O reality show ‘The Ultimate Fighter’ (TUF) foi a aposta de Dana White para evitar a venda da empresa e encerrar uma dívida de mais de US$50 milhões. Finalistas do reality na divisão dos meio-pesados (até 93kg.), Stephan Bonnar e Forrest Griffin não estrelaram a luta principal do evento, mas assumiram o protagonismo ao travarem uma verdadeira batalha de 25 minutos. Ao longo de cinco rounds, os combatentes chegaram a pecar na técnica, mas levantaram o público com um duelo franco. Ao fim da disputa, Bonnar não conquistou o desejado troféu. Na decisão unânime dos juízes, Forrest foi declarado vencedor, mas ambos deixaram o octógono ovacionados. O confronto entre Stephan e Griffin tem grande significado para o legado do Ultimate. A partir do embate, a empresa atingiu outro patamar, atingindo, nos anos seguintes, o status e fama dos tempos atuais.
Bonnar faleceu em desembro de 2022, aos 45 anos, em decorrência de complicações cardíacas, segundo informações da assessoria do Ultimate.
O nocaute mais rápido da história do UFC
Jorge Masvidal se tornou o autor do nocaute mais rápido da história do UFC ao vencer Ben Askren em 5 segundos. Foto: Reprodução UFC
O nocaute mais rápido da história do UFC: cinco segundos!
O embate aconteceu em julho de 2019 no UFC 239. Jorge Masvidal deu a Ben Askren a primeira derrota de sua carreira como lutador de MMA. Cortesia de uma joelhada voadora nos cinco segundos iniciais da luta. Askren não teve tempo de colocar seu grappling em jogo. Assim que o árbitro anunciou o começo do duelo, ele foi para cima de Masvidal, recebeu o golpe e já caiu sem saber onde estava. Mesmo com seu oponente desacordado, Masvidal provocou e tirou sarro, até que os médicos do Ultimate chegassem para amparar o adversário, que deixou o octógono antes mesmo do anúncio oficial.
Na época, o presidente do UFC, Dana White, disse: “Isso foi insano”.
Amanda Nunes vence Ronda Roussey
Um dia histórico para a Leoa!
Em 2016 no UFC 207, Amanda Nunes defendeu o cinturão peso galo (até 61,2kg.) diante da temida Ronda Rousey e derrotou a norte-americana por nocaute em apenas 48 segundos. A vitória foi considerada uma das mais dominantes da lutadora brasileira. Na época, Amanda fez declarações duras contra Ronda, afirmando que ‘ela estava acabada’ e que ‘deveria se aposentar’. Mas depois a Leoa se arrependeu e pediu desculpas à rival, alegando que estava sobrecarregada de adrenalina, emoção e dor naquela hora.
Amanda Nunes se retratou dizendo que Ronda é uma atleta incrível e fez muito por esse esporte, especialmente pelas mulheres.
Nocaute de Alex Poatan em Jamahal Hill
Famosa imagem do nocaute de Alex Poatan em Jamahal Hill no UFC 300. Foto: Reprodução UFC
O episódio aconteceu na luta principal do UFC 300, em abril do ano passado.
Os fãs brasileiros estava engasgados com Jamahal Hill e entusiasmados com Alex Poatan, que tinha recém conquistado o cinturão dos meio-pesados (até 93kg.) do UFC. Em uma exibição dominante, o brasileiro aplicou um nocaute impressionante contra o norte-americano. Um dia histórico que consolidava Poatan como um dos grandes nomes da atualidade dos esportes de combate.
Depois do episódio, Hill e Poatan passaram a se provocar ainda mais longe do octógono, sempre com o norte-americano inventando desculpas por sua derrota.
Khabib Nurmagomedov x Conor McGregor
Conor McGregor e Khabib Nurmagomedov fizeram a luta mais rentável do UFC. Foto: Reprodução UFC
A luta mais rentável da história do UFC!
O duelo entre Conor McGregor e Khabib Nurmagomedov aconteceu em 2018 e o clima para a batalha foi bélico. No pré-luta, o irlandês atacou o atleta do Daguestão, sua família, país e religião e, durante o confronto, o russo provocou ‘The Notorious’ enquanto desferia seus golpes. Após a vitória por finalização no quarto round, que manteve o cinturão peso leve (até 70,3kg.) a Khabib, o octógono foi palco de uma briga generalizada entre os membros das duas equipes.
A luta principal do UFC 229 é o recordista de vendas de pay-per-view da história da organização, com 2,4 milhões de pacotes vendidos no total.
Nocaute de Jon Jones em Stipe Miocic
Jon Jones nocauteou Stipe Miocic no UFC 309. Foto: Reprodução UFC
É claro que o maior nome dos últimos tempos do UFC não poderia ficar de fora.
O UFC 309, que aconteceu em novembro de 2024, marcou a primeira defesa do cinturão dos pesados (até 120,2kg.) de Jon Jones. O nova-iorquino tinha pela frente o veterano Stipe Miocic e a desconfiança de alguns fãs. No entanto, diante de uma grande plateia – inclusive na presença do atual presidente norte-americano Donald Trump -, ‘Bones’ brutalizou seu adversário com um chute nas costelas, garantindo a vitória por nocaute técnico.
Após a derrota, Miocic se aposentou do MMA para seguir em sua profissão no Corpo de Bombeiros.