
Charles do Bronx é destaque do MMA. Foto: Reprodução/Instagram
Ao longo da toda a história do MMA, diversos episódios polêmicos deixaram os fãs do esporte com a pulga atrás da orelha. Dessa forma, em meio ao Dia da Mentira, o SUPER LUTAS decidiu trazer alguns momentos marcantes envolvendo atletas brasileiros, que chegaram a se tornar lendas urbanas em meio às Artes Marciais Mistas.
Veja Também
Anderson Silva ‘entregou’ o cinturão
A. Silva (esq.) e C. Weidman (dir). se enfrentam na luta principal do UFC 162 Foto: Josh Hedges/UFC
Ver um grande campeão cair nunca é fácil, principalmente quando o lutador em questão é um dos mais bem-sucedidos da história do esporte. No entanto, muitos fãs enxergaram a derrota de Anderson Silva para Chris Weidman e a perda do cinturão peso médio (até 83,9 kg.), em julho de 2013, como um claro sinal de teoria da existência de uma conspiração no UFC.
C. Weidman superou A. Silva duas vezes. Foto: Reprodução/Instagram
O brasileiro, então com 38 anos e com dez defesas de título, foi brutalmente nocauteado pelo norte-americano no segundo round do UFC 162. Entretanto, a postura do Spider no combate chamou a atenção de muitas pessoas. Enquanto provocava o adversário de maneira caricata, Silva foi surpreendido com um cruzado de esquerda preciso no queixo. O golpe levou a lenda ao chão e encerrou o reinado mais longo da história da categoria.
Weidman catching Silva
Anderson Silva was riding the longest win streak in UFC history (16) he was set to defend against Weidman
He was caught in the process of showboating and KO’d in the second round pic.twitter.com/suZPS5jbJS
— Kenny Okoye (@TruthfulUfcFan) February 18, 2024
Dana White chegou a ser questionado sobre um resultado ‘combinado’ na coletiva de imprensa pós-evento e reagiu à pergunta com a ironia e irritação características. Anderson Silva e Chris Weidman se enfrentaram novamente no final de 2013, e desta vez, o desfecho foi ainda pior. O Spider fraturou a perna esquerda após o norte-americano bloquear um chute baixo com o joelho. Foi a última vez que ele disputou o cinturão do UFC.
Charles do Bronx perdeu o cinturão para a balança
Charles Do Bronx em pesagem para o UFC 274. Foto: Reprodução/YouTube @superlutas
O maior finalizador da história do UFC não deixou de se envolver numa situação completamente desagradável. Após se sagrar campeão dos leves (até 70,3 kg.) em maio de 2021 e defender o cinturão com sucesso no final daquele mesmo ano, o brasileiro viajou para o Arizona com a missão de manter o título contra Justin Gaethje. No entanto, o Leão Embaçado saiu do posto mais alto da categoria antes mesmo do dia da luta.
Na pesagem, o brasileiro não conseguiu chegar ao limite da categoria e acabou se tornando o primeiro campeão da história do Ultimate a perder o título por não bater o peso. No entanto, diversos atletas, alegaram que a balança estaria desregulada. O próprio Charles disse ter sido prejudicado e que havia chegado aos 70,3 kg. no dia anterior.
Devido ao fato de que o UFC 274 aconteceu em Phoenix, casa de Gaethje, muitos especularam que o incidente com a balança pode ter sido proposital. Apesar disso, Charles venceu o duelo ainda no primeiro round, após derrubar o norte-americano com um direto e encerrar o combate com um mata-leão.
Charles “Do Bronx” Oliveira(32-8) vs “The Highlight” Justin Gaethje(23-4)
UFC 274: Oliveira vs Gaethje
May 7th 2022
Fighter: @CharlesDoBronxs
Requested: @FenrisBlackWolf
The Oliv-Era at it absolute peak pic.twitter.com/vOowyD6baX
— Underrated Tribal Chief (@MMAUnderrated) July 16, 2024
Islam Makhachev trapaceou na pesagem?
Islam Makhachev é o atual campeão dos pesos leves. Foto: Reprodução/Instagram
Não foi apenas Charles do Bronx que viveu polêmicas durante a pesagem. Após vencer o brasileiro com um katagatame, Islam Makhachev foi à Austrália para defender o título pela primeira vez contra Alexander Volkanovski no UFC 284. O russo venceu o duelo por decisão unânime num confronto muito equilibrado. No entanto, uma suposta trapaça por parte do campeão dos leves (até 70,3 kg.) no dia anterior ganhou holofotes.
Segundo Dan Hooker, parceiro de treinos de Volkanovski, Makhachev teria usado um soro intravenoso para se recuperar após o corte de peso. A prática é ilegal pois pode mascarar o uso de substâncias proibidas. A situação ficou ainda mais polêmica após Ali Abdelaziz, empresário do russo, ir às redes sociais e trazer informações incorretas a respeito da regra.
Já Makhachev criticou Hooker, com quem havia dividido o octógono anteriormente, e disse que o neozelandês seria responsabilizado pelas acusações. No entanto, nada de mais grave surgiu sobre o assunto. Volkanovski e Islam se enfrentaram novamente, com o campeão dos leves (até 70,3 kg.) vencendo por nocaute.
Poatan trapaceou contra Ankalaev?
Poatan foi derrotado por Ankalaev no UFC 313. Foto: Reprodução/Instagram/UFC
No duelo mais recente entre russos e brasileiros com um título do Ultimate em jogo, Alex Poatan se viu acusado por Sukhrab Magomedov, principal treinador de Magomed Ankalaev, adversário do paulista no UFC 313. Segundo o técnico, Poatan teria feito o uso de vaselina para deixar o corpo mais escorregadio.
A afirmação não foi levada a sério pela Comissão Atlética de Nevada, e mais recentemente, o brasileiro veio a público criticar o antigo adversário e sua equipe.
Você precisa fazer login para comentar.