Após anos e anos de especulações, a maior organização de MMA do planeta finalmente fará sua estreia nas Filipinas, em evento que será realizado na capital. O UFC Fight Night 66 conta com card modesto, embora algumas lutas da programação possam chamar a atenção do grande público por motivos distintos.
A começar pela luta principal da atração, entre Frankie Edgar e Urijah Faber. O casamento da luta causou estranheza em um primeiro momento, já que Edgar está próximo de garantir nova chance de lutar pelo título dos penas e Faber vem em posição de destaque há anos na divisão de baixo, os galos. Contudo, Faber decidiu voltar às suas raízes e retornar à categoria dos penas, onde competiu e foi campeão na década passada, no WEC.
Esta, aliás, é uma luta que era sonhada há anos pelos fãs de MMA mais hardcore, já que Edgar e Faber estão em posição de destaque nas categorias mais leves há alguns anos. Depois de muito tempo Edgar fará uma luta na qual possui vantagem de tamanho, e sabe que uma vitória contundente sobre o “Califórnia Kid” poderá colocá-lo em rota de colisão com o vencedor de José Aldo x Conor McGregor. Para Faber, o cenário está ainda mais em aberto: caso surpreenda e derrote o favorito Edgar, ele ficaria na iminência de lutar pelo título na categoria até 66 kg ou em sua divisão original, cujo atual campeão é o seu colega de treinos TJ Dillashaw.
Na segunda luta de maior destaque da noite, Gegard Mousasi tentará emplacar no UFC e conquistar sua segunda vitória seguida, algo inédito até então. Para isso, o jovem veterano, que vem de vitória por nocaute sobre Dan Henderson, terá pela frente Costas Philippou, que também tenta confirmar sua redenção após sofrer duas derrotas seguidas em 2013 e 2014.
Outro combate que chama a atenção é entre os meio-médios Neil Magny e Hyun Gyu Lim. Magny, que vem de incríveis seis vitórias consecutivas desde o início de 2014, terá um duro desafio pela frente contra o sul-coreano, que impressionou no ano passado ao engrossar o caldo de Tarec Saffiedine e despachar rapidamente Takenori Sato.
O evento de Manila marcará o adeus de um dos representantes mais notórios das Filipinas no MMA. Mark Muñoz, norte-americano filho de filipinos, fará sua luta de aposentadoria diante da torcida asiática, colocando fim a uma carreira de sete anos nas artes marciais mistas.
Muñoz, que chegou a ficar muito próximo de lutar pelo cinturão dos médios, vive momento mais que delicado no UFC, com três derrotas no primeiro round em suas três últimas lutas. Contra o egresso do TUF Luke Barnatt, o lutador terá a oportunidade de fechar sua carreira com chave de ouro.
O único brasileiro do evento será o goiano Dhiego Lima. Vice-campeão do TUF 19, Lima sobe no octógono em busca de escapar do facão, já que tem duas derrotas em três lutas no UFC. Seu adversário será o chinês Jingliang Li, que também vem de derrota, para Nordine Taleb.
DATA E HORÁRIO: 16/05/2015, a partir das 7h50 (horário de Brasília)
LOCAL: Mall of Asia Arena, Manila, Filipinas
TRANSMISSÃO: Canal Combate (Card completo)
CARD PRINCIPAL
Penas: Frankie Edgar x Urijah Faber;
Médios: Gegard Mousasi x Costas Philippou;
Médios: Mark Muñoz x Luke Barnatt;
Meio-médios: Neil Magny x Hyun Gyu Lim;
Penas: Phillipe Nover x Yui Chul Nam;
Penas: Mark Eddiva x Levan Makashvili;
CARD PRELIMINAR:
Leves: Tae Hyun Bang x Jon Tuck;
Leves: Zhang Lipeng x Kajan Johnson;
Meio-médios: Dhiego Lima x Li Jingliang;
Galos: Ning Guangyou x Royston Wee;
Moscas: Roldan Sangcha-An x Jon Delos Reyes;
Moscas: Nolan Ticman x Yao Zhikui