Hall da Fama do UFC revela segredo por trás da queda de Israel Adesanya: ‘Como não viu isso?’

Bas Rutten atribui a sequência de derrotas do ex-campeão a lapsos pontuais de concentração

Israel Adesanya é ex-campeão do UFC. Foto: Reprodução/Instagram/UFC India

Israel Adesanya é ex-campeão do UFC. Foto: Reprodução/Instagram/UFC India

Um dos nomes mais dominantes da história do peso médio (até 83,9kg.) do UFC, Israel Adesanya vive um dos períodos mais turbulentos de sua carreira. Com quatro derrotas em cinco lutas – incluindo três consecutivas –, o nigeriano virou alvo de análises sobre possíveis falhas em sua preparação.

Bas Rutten, integrante do Hall da Fama da organização, trouxe à tona uma explicação que mistura elogio e alerta para o futuro de Adesanya.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Brandon Moreno Steve Erceg Pesagem UFC México
Alex Poatan ao lado do treinador Plínio Cruz após derrota no UFC 313. Foto; Reprodução X/UFC News
brandon-moreno UFC México

“Sempre penso que é uma perda temporária de foco ou algo assim. Ele é tão concentrado em tudo, mas às vezes é acertado e você se pergunta: ‘Como não viu isso?’. Pode ser um momento de desatenção. Só isso basta no MMA”, afirmou o holandês em participação no podcast ‘Buiten De Kooi’.

A observação de Rutten reforça a ‘natureza impiedosa’ dos lutadores, onde detalhes técnicos definem vitórias e fracassos.

PUBLICIDADE:

“Se você pensar, há muitas formas de vencer uma luta e, automaticamente, muitas de perdê-la. Um erro mínimo, como deixar o braço baixo ou abrir uma guarda, resulta em nocautes. Ele é daquelas feras estilo K1. Vai voltar e nocautear o próximo”, completou o ex-lutador.

Adesanya, que reinou na divisão entre 2019 e 2022, viu sua hegemonia ruir após entregar o cinturão a Sean Strickland no UFC 293. Na época, anunciou um hiato para ‘cuidar de si mesmo’, reconhecendo a necessidade de uma pausa física e mental.

PUBLICIDADE:

O lutador retornou aos octógonos após 11 meses para enfrentar Dricus du Plessis no UFC 305, em agosto de 2024. A derrota por finalização, seguida por um revés para Nassourdine Imavov em fevereiro, aprofundou a crise.

Leia Mais sobre: , ,


Resultados do UFC México Resultados do UFC Londres Resultados do UFC Las Vegas 104 Resultados do UFC 313 Resultados do UFC Vegas 103