Demetrious Johnson não poupou elogios ao analisar o cenário atual do esporte. Em entrevista ao ‘MMA Junkie’, o ex-lutador afirmou que Islam Makhachev, atual campeão dos leves (até 70,3kg.), merece o posto de número 1 no ranking pound-for-pound, que avalia habilidades independentemente do peso.
“Neste momento, Islam Makhachev é o melhor lutador do mundo. Ele sabe nocautear, lutar no chão, tem judô, jiu-jítsu. Enfrentou adversidades e superou todas. Jon Jones vem logo atrás, por sua versatilidade e carreira longa”, declarou Johnson.
Além de destacar o currículo, Johnson especulou sobre um possível salto de categoria. Para ele, Makhachev teria condições de competir nos médios (83,9kg.), desde que ajustasse estratégias para compensar o tamanho dos oponentes.
“Treinei com ele e vi como é grande. Acredito que se sairia bem, mas precisaria lidar com a diferença física. Alguém tão completo, que vence por nocaute e finalização, não teria problemas”, analisou o ex-rival de Henry Cejudo.
Islam Makhachev já fez uma luta em 2025. Diante de Renato Moicano, o russo aplicou um triângulo de mão no primeiro round e obrigou o adversário a desistir. O resultado marcou a quarta defesa de título do atleta, quebrando o recorde anteriormente dividido com Khabib Nurmagomedov, seu mentor e ex-lutador. Com cartel de 27 triunfos e apenas uma derrota, o discípulo de Abdulmanap Nurmagomedov mantém invicto desde 2016.