
Artem Vakhitov foi campeão do Glory Kickboxing. Foto: UFC.
Último homem a derrotar Alex Poatan no GLORY, Artem Vakhitov anunciou seu retorno ao kickboxing para desafiar Rico Verhoeven, atual detentor do cinturão peso pesado da organização. O confronto, agendado para o GLORY 100 em 14 de junho, marca não apenas a volta do lutador ao esporte após uma breve passagem pelo MMA, mas também uma das lutas mais aguardadas do ano, em meio ao retorno de atletas russos à promoção.
Dois anos após deixar o kickboxing para tentar carreira no MMA, Artem Vakhitov decidiu encerrar a transição precocemente. O russo, que chegou a assinar contrato com o UFC após participação no Contender Series, rejeitou a oportunidade de seguir nos octógonos e optou por reacender a rivalidade com Rico Verhoeven, considerado um dos maiores nomes da organização.
Veja Também
“De acordo com os protocolos do UFC, eles não puderam me oferecer mais do que o contrato padrão destinado a todos os lutadores que avançam por esse programa. Minha equipe tentou negociar, mas as regras da organização eram rígidas, e nenhuma alteração foi possível”, disse Artem.
O caminho de volta teve obstáculos geopolíticos. Em 2022, a organização suspendeu a participação de russos após a invasão da Ucrânia, medida revogada apenas em 2024. A reabertura coincidiu com o interesse de Artem em retomar a carreira original, mesmo com proposta do UFC, que apenas propôs o salário-base para lutadores que assinam via Contender Series, sem qualquer tratamento especial por seu histórico.
Rivalidade com Alex Poatan

Alex Poatan e Artem Vakhitov em duelo no kickboxing (Foto: Divulgação/GLORY)
A rivalidade com o brasileiro, hoje estrela do UFC, é um capítulo à parte. Os dois se enfrentaram duas vezes no Glory: na primeira, em janeiro de 2021, Poatan levou a melhor por decisão dividida e assumiu o título.
Na segunda, em setembro do mesmo ano, o russo equalizou o duelo com vitória controversa, encerrando a passagem do adversário na modalidade.
Artem Vakhitov x Rico Verhoeven
A aguardada luta entre Artem Vakhitov e Rico Verhoeven promete ser um dos embates mais esperados da história do kickboxing. Duas vezes ex-campeão no GLORY, o russo está subindo de categoria para enfrentar o dominante campeão dos pesos pesados. A expectativa em torno da luta é alta, já que foi planejada há anos, desde 2017, quando Vakhitov expressou interesse em enfrentar o campeão.
Você precisa fazer login para comentar.