J. Jones (esq) em encontro com T. Aspinall (dir). Foto: Reprodução/YouTube
Em cenário marcado por provocações estratégicas, Tom Aspinall elevou o tom da rivalidade com Jon Jones durante o UFC Londres, evento realizado no último sábado (22). O britânico, atual campeão interino dos pesos pesados (até 120,2kg.), circulou pelo público do evento segurando um pato de plástico — referência direta à gíria ‘duck’ (pato, em inglês), que também significa ‘fugir de luta’ no contexto de lutas.
A ação foi interpretada como uma crítica ao colega de divisão, acusado publicamente de postergar o embate entre os dois. De acordo com relatos da imprensa norte-americana, Jones exigira seis meses de preparação. Aspinall, por sua vez, argumentou que o campeão linear não teria ‘alternativas válidas’ além de aceitar o desafio.
A posição do britânico ganhou reforço institucional. Dana White, presidente do UFC, confirmou que o confronto é o principal objetivo da promoção para o próximo ano. O cenário ganhou novos contornos após a derrota de Alex Poatan no UFC 313, eliminando especulações sobre um possível desvio de rota.