Sam Hughes derrotou Stephanie Rondinha no UFC Las Vegas 104 (Foto: Twitter/UFC News)
Quarta brasileira em ação no UFC Las Vegas 104, Stephanie Rondinha foi valente, mas não evitou a derrota para a experiente Sam Hughes. A peso palha (até 52,1 kg) mineira começou bem o duelo, foi castigada pela rival no segundo round e fez um terceiro assalto equilibrado, mas acabou superada em decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-27).
Com o resultado, Stephanie Luciano amarga a primeira derrota no UFC e vê encerrada uma sequência invicta que durava quatro lutas. Contando a participação no Contender Series, a mineira tem agora uma vitória, um revés e um empate no octógono do UFC.
Do outro lado, Sam Hughes celebra a segunda vitória consecutiva. A norte-americana vinha de triunfo, também na decisão dividida, sobre Victoria Dudakova.
Sam Hughes começou a luta tomando a iniciativa, soltando um chute baixo e tentando encurtar a distância, mas foi rechaçada por uma boa sequência de Stephanie Luciano. A norte-americana aproveitou a guarda baixa da brasileira e conectou um golpe limpo de direita. Stephanie soltou um chute frontal no corpo da norte-americana, que conseguiu catar a perna da brasileira e derrubar. Stephanie se levantou rapidamente e as duas passaram a trocar força na grade. De volta ao centro do octógono, a brasileira soltou um bom cruzado de esquerda, mas recebeu outro golpe limpo como resposta. Hughes voltou a levar Stephanie para o chão, mas novamente a brasileira conseguiu se levantar de forma rápida. Na reta final do round, Stephanie aumentou o ritmo, passou a controlar melhor a distância e conectou bons golpes na rival.
Stephanie Luciano continuou controlando bem a distância no início do segundo assalto, trabalhando combinações com jabs, diretos e misturando chutes e joelhadas. Sam Hughes conseguiu encurtar a distância, mas a brasileira utilizou bem o clinch de muay thai para golpear e depois voltar a se afastar. Na sequência, a norte-americana mergulhou nas pernas da brasileira e conseguiu levar a luta para o chão. Hughes rapidamente conseguiu a montada e passou a desferir boas cotoveladas sobre Stephanie, que cedeu as costas. A norte-americana fechou o estrangulamento, mas a brasileira conseguiu se virar, cedendo novamente a montada. Em posição muito dominante, Hughes seguiu desferindo alguns socos e cotoveladas. Stephanie voltou a ceder as costas, depois e virou e conseguiu repor meia-guarda. Hughes alcançou o crucifixo e desferiu duras cotoveladas, abrindo um corte na lateral da cabeça da brasileira, que resistiu até o fim do round.
Após um round de sobrevivência, Stephanie Luciano defendeu a primeira tentativa de queda de Sam Hughes e colocou a rival contra a grade. Na sequência, foi a brasileira quem passou o pé e levou a rival para o chão, mas a norte-americana se levantou. De volta em pé, Hughes tentou outra queda, novamente negada por Rondinha. Demonstrando cansaço, ambas as lutadoras perderam precisão nos golpes, mas a brasileira conectava mais. No minuto final, Hughes tentou outra entrada de queda, mas Rondinha negou mais uma vez.
Carlos Vera superou Josias Musasa no UFC Las Vegas 104. Foto: Twitter / UFC News
No confronto de gerações do UFC Vegas 104, a experiência fez a diferença. Aos 37 anos, Carlos Vera mostrou seu arsenal de chutes, aplicou um knockdown e finalizou o jovem Josias Musasa com um mata-leão. Com a vitória, o veterano equatoriano conquistou seu primeiro triunfo no UFC, enquanto o promissor lutador da República Democrática do Congo sofreu a primeira derrota de sua carreira.
Su Young You derrotou AJ Cunningham no UFC Las Vegas 104. Foto: Twitter / UFC News
Pela divisão dos galos (até 61,3kg), Su Young You mostrou QI de luta, dominou o combate no chão e derrotou A.J. Cunningham por decisão unânime dos juízes. Com a vitória, o sul-coreano, vencedor da terceira temporada do Road to UFC, conquistou seu segundo triunfo no octógono mais famoso do mundo. Já seu rival chegou ao segundo revés no Ultimate e ainda não teve o braço erguido na organização.