
Kamaru Usman, Poatan e Ankalaev são destaques do UFC. Foto: Montagem SUPER LUTAS
Na luta principal do UFC 313, Magomed Ankalaev superou Alex Poatan e se tornou o novo campeão meio-pesado (até 93kg). Embora antes do duelo muitos apontassem que a única vantagem do russo fosse a luta agarrada, ele provou que poderia fazer frente e vencer o maior striker da divisão em pé.
Para o ex-campeão, Kamaru Usman, a atitude do daguestani é uma prova de que ele não é um grappler. Em edição recente do podcast ‘Pound 4 Pound’, ao lado de Henry Cejudo, Usman disse que Ankalaev não deve ser rotulado como um wrestler, porque ele não utilizou o wrestling como principal estratégia na luta. Em vez disso, o daguestani se destacou com sua habilidade na luta em pé, movimentação no octógono e inteligência na luta.
“Ankalaev realmente não luta wrestling, então vamos parar de classificá-lo como um lutador de wrestling daguestanês. Ele não está fazendo wrestling. Ankalaev fez uma obra-prima. Ele mostrou que não tem medo de ninguém. Ele tem o striking, tem o movimentação, e, cara, o QI de luta.”, disse Usman.
Usman destaca o controle da ‘luta de mãos’ de Ankalaev sobre Poatan
Na opinião de Usman, o controle da luta de mãos foi um fator crucial na vitória de Ankalaev sobre Poatan. Como ambos lutavam em bases opostas, esse domínio da mão da frente se tornou muito importante para o russo, permitindo-lhe manipular o brasileiro e limitar suas opções.
“Uma coisa chave, Henry, que muitas pessoas não perceberam, que não viram, foi a luta de mãos. Ankalaev dominou a mão da frente de Alex Pereira. Ele dominou; estava tocando, puxando para baixo. Alex não conseguiu reagir. Alex acertou talvez seis jabs que eu vi, bons jabs – mas ele não conseguiu. Ankalaev controlou essa mão. Ele estava movendo ela para dentro, movendo para fora. Ele estava brincando com ela o tempo todo. Pereira simplesmente não conseguia se movimentar.”, concluiu o ex-campeão.
Com a derrota para Ankalaev, Poatan acumulou seu terceiro resultado negativo no MMA. Já o russo, agora campeão, alcançou a 21ª vitória de sua carreira.
Você precisa fazer login para comentar.