Derrota de Poatan é mais uma no confronto entre Brasil x Rússia no MMA; relembre duelos

Com a derrota para Magomed Ankalaev, Alex Poatan entrou para uma estatística nada agradável

Ankalaev Poatan

Alex Poatan e Magomed Ankalaev em encarada antes da luta (Foto: Instagram)

A derrota de Alex Poatan para Magomed Ankalaev no último sábado (8) foi mais um capítulo de uma história indigesta para o MMA brasileiro. Ao longo dos anos, os confrontos diretos por cinturões nas principais organizações do mundo entre Brasil e Rússia costumam trazer um resultado negativo para os brazucas.

Veja Também

Alex Poatan UFC 313 3
Derrota de Poatan no UFC 313 provoca reação violenta de torcedor. Foto: Reprodução/Twitter
Alex Poatan ao lado do treinador Plínio Cruz após derrota no UFC 313. Foto; Reprodução X/UFC News

Poatan não foi o único

Diante da situação, o SUPER LUTAS relembrou alguns embates que marcaram a história do esporte, e tiveram desfechos não tão agradáveis para o nosso país.

PUBLICIDADE:

Rodrigo Minotauro x Fedor Emelianenko

Fedor Emelianenko venceu Rodrigo Minotauro em duas ocasiões. Foto: Reprodução.

Único lutador da história a se tornar campeão tanto no Pride quanto no UFC, os dias de reinado de Rodrigo Minotauro na Terra do Sol Nascente foram interrompidos com a chegada de Fedor Emelianenko. O Último Imperador se tornou o campeão peso pesado do à época maior evento de MMA do mundo ao derrotar o faixa-preta de jiu-jitsu em março de 2003, por decisão unânime. O russo se manteve como dono do cinturão até a empresa declarar falência, em 2007. Os dois ainda se enfrentaram mais duas vezes. O segundo confronto terminou sem resultado após um corte acidental no rosto de Fedor, que venceu a terceira luta, mais uma vez por decisão unânime, em dezembro de 2004.

PUBLICIDADE:

Douglas Lima x Andrey Koreshkov

D. Lima é um dos maiores nomes da história do Bellator. (Foto: Reprodução/Instagram)

No Bellator, o confronto direto entre as nações acabou sendo mais favorável para o Brasil. Um dos melhores nomes da história da categoria meio-médio (até 77,1 kg.) a nunca lutar no UFC, Douglas Lima viveu uma rivalidade muito interessante com Andrey Koreshkov, o que gerou uma trilogia. O russo levou a melhor no primeiro encontro entre os dois, ao vencer por decisão unânime, em julho de 2015. No entanto, Lima sorriu por último. No ano seguinte, numa revanche muito equilibrada, ele apagou as luzes do rival no terceiro round e no desempate, parou o oponente mais uma vez, ao finalizar com um mata-leão no quinto assalto, em setembro de 2018.

PUBLICIDADE:

José Aldo x Petr Yan

Yan venceu Aldo por nocaute. Foto: Reprodução / Twitter @ufc

Após construir uma das carreiras mais bem-sucedidas da história do esporte como peso pena (até 65,7 kg.), José Aldo mudou de categoria e buscou o cinturão dos galos (até 61,2 kg.) em julho de 2020. Em seu caminho estava Petr Yan, que à época estava invicto no Ultimate. Apesar de um início equilibrado, Yan tomou conta do combate com o passar do tempo e conseguiu vencer o duelo por nocaute técnico ao final do quinto round.

Charles do Bronx x Islam Makhachev

Charles do Bronx e Islam Makhachev se enfrentaram no UFC 280.

Charles do Bronx e Islam Makhachev se enfrentaram no UFC 280.

PUBLICIDADE:

A trajetória do primeiro colocado no ranking peso por peso da atualidade como campeão começou justamente com uma vitória contra um brasileiro. Em outubro de 2022, no UFC 280, Islam Makhachev se sagrou campeão dos leves (até 70,3 kg.) ao derrotar Charles do Bronx com um katagatame no segundo round. Uma revanche chegou a ser marcada para o UFC 294, mas o Leão Embaçado teve que se retirar após sofrer um corte no supercílio numa sessão de treinos.

Renato Moicano x Islam Makhachev

I. Makhachev derrotou R. Moicano no UFC 311. Foto: Reprodução/X

I. Makhachev derrotou R. Moicano no UFC 311. Foto: Reprodução/X

O parceiro de treinos de Khabib Nurmagomedov também teve sucesso em sua última apresentação ao medir forças com Renato Moicano na luta principal do UFC 311. O brasileiro substituiu com pouco mais de 48 horas de antecedência, e acabou não sendo capaz de conter o ímpeto de Makhachev. Sem muitas dificuldades, o russo finalizou o combate com um triângulo de mão ainda no primeiro round, e com a vitória, se tornou o campeão mais longevo da história da categoria peso leve (até 70,3 kg.).

 

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC 314 Resultados do UFC Vegas 105 Resultados do UFC México Resultados do UFC Londres Resultados do UFC Las Vegas 104