
Ilia Topuria em vitória sobre A. Volkanovski. Foto: Reprodução/Twitter @UFCNews
O empresário de Ilia Topuria, Malki Kawa, falou nessa quarta-feira (5) ao jornalista canadense Ariel Helwani sobre a recente mudança de seu lutador da divisão peso pena (até 65,7kg.), onde era campeão, para a categoria dos leves (até 70,3kg.). De acordo as colocações feitas na entrevista, o principal motivo do espanhol para abandonar a prateleira em que dominava é a longevidade.
Veja Também
Aparentemente, o corte de peso se tornou muito desgastante e não era mais viável a longo prazo, especialmente porque Topuria se aproxima dos
30 anos. A partir desta idade, a maioria dos atletas de esportes de combate acha mais difícil cortar peso. Portanto, um retorno permanente ao peso leve, uma divisão em que ele já competiu antes, tornou-se uma estratégia sensata.
“A verdade é que o corte de peso é difícil para ele. Olha, quando você está nesse negócio há tanto tempo quanto nós, você meio que aprende certas coisas. E a longevidade dos lutadores, especialmente no nível mais alto, quando você fala sobre ser um campeão, você está falando sobre um cara que tem que lutar contra os Volkanovskis, os Charles, os Islams, os Maxs, você está falando sobre lutar contra os melhores caras do mundo.”, disse Kawa na entrevista ao Ariel Helwani.
Malki Kawa também falou se a próxima luta de seu cliente será contra o campeão peso leve Islam Makhachev. O empresário preferiu não se comprometer.
“Se você está cortando todo esse peso, o que você está basicamente fazendo é tirar anos da sua vida de lutador, então esse cara está olhando para a longevidade. Ele está olhando para o fato de que é quase um corte de 50 libras (22,7 kg.) toda vez. É hora de subir para 155 (70,3kg.). Estou confiante de que o Islam aceitará. Estou confiante de que lutaremos por esse cinturão, mas realmente não é nossa responsabilidade. É deles.”
“[Ilia Topuria] is looking at longevity, he’s looking at the fact that it’s almost a 50 pound cut every time. It’s time to move up to 155. I’m confident that that Islam will accept it. I’m confident that we’ll be fighting for that belt, but it’s really not on us.
We don’t just… pic.twitter.com/BqVKAVcKqH
— Ariel Helwani (@arielhelwani) March 5, 2025
Você precisa fazer login para comentar.