Mais que um cinturão! O que está em jogo para Poatan e Ankalaev no UFC 313

Lutadores disputam o título dos meio-pesados e buscam derrubar desconfianças que os cercam

poatan ankalaev

A. Poatan e M. Ankalaev se enfrentam no UFC 313. Foto: Reprodução/Montagem SUPER LUTAS

Faltam menos de três dias para uma das lutas mais emocionantes do Ultimate em 2025. O campeão dos meio-pesados (até 93kg.), Alex Poatan, defende seu título pela primeira vez no ano – e pela quarta vez no total – diante de Magomed Ankalaev, primeiro lugar no ranking da categoria. O caminho que se estreita no próximo sábado (8), no UFC 313, que acontece em Las Vegas (EUA), foi repleto de provocações entre os atletas e de questionamentos da comunidade do MMA e de fãs.

Mais do que o cinturão dos meio-pesados, os protagonistas colocam muito mais em jogo neste confronto. Poatan enfrenta seu primeiro adversário especialista em grappling na organização, o que levanta a curiosidade sobre que estratégia o brasileiro vai adotar no octógono. Já Ankalaev, criticado por muitos por atuações ‘chatas’ nos duelos, tem a chance de provar seu valor perante o presidente do UFC, Dana White, e companhia.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Alex Poatan faz publicação enigmática envolvendo Tom Aspinall / Reprodução Instagram
Alex Poatan é campeão do UFC. Foto: Reprodução/X/UFCEspanol
Alex Poatan é campeão do UFC. Foto: Reprodução/Instagram

O que está em jogo para Alex Poatan?

Alex Poatan em pesagem no UFC 307. Foto: Reprodução/Instagram/UFC Brasil

Alex Poatan defende o título dos meio-pesados pela quarta vez no UFC. Foto: Reprodução/Instagram/UFC Brasil

Um homem com semblante de pedra. Alex ‘Poatan’ Pereira tem um poder fuminante de nocaute desde a época que lutava pelo GLORY Kickboxing. Com um cruzado de esquerda poderoso que sempre surpreende os oponentes, o paulista de São Bernardo do Campo inclusive deixou seu adversário incosciente por oito minutos na vitória que lhe deu o direito de assinar o contrato com o UFC, em 2021. De lá pra cá, foram 10 lutas na organização, nove vitórias (sete delas por nocaute) e apenas uma derrota. Quatro triunfos foram no primeiro round.

PUBLICIDADE:

No ano passado, Poatan defendeu o cinturão contra três strikers de elite: Jamahal Hill, Jiri Prochazka e Khalil Rountree. Todos foram derrubados pelos punhos de pedra do brasileiro. Mas agora em sua quarta defesa de título, Alex vai ter que provar suas habilidades diante de um especialista em sambo: Magomed Ankalaev. Esse confronto é temido pela comunidade do MMA (e também por Dana White) pela questão do paulista ainda não ter sido testado em uma luta de solo no UFC.

Para o UFC 313, Poatan tem intensificado os treinamentos nas defesas de queda e também aprimorado algumas técnicas no chão. Derrotar Ankalaev não só vai derrubar essa desconfiança, como também vai sacramentar o brasileiro como ‘um lutador completo’, assim como o campeão dos pesados (até 120,2kg.), Jon Jones. Dana White também disse que Alex pode ultrapassar ‘Bones’ e o campeão dos leves (até 70,3kg.), Islam Makhachev, e assumir a ponta do ranking peso por peso do UFC.

PUBLICIDADE:

Mas e depois? O que sobra para Alex Poatan?

Caso vença Ankalaev, Poatan terá vencido todos os principais nomes da categoria dos meio-pesados. Aos 37 anos, o brasileiro não tem muito tempo para aguardar novos prospectos ingressarem no top 5 da divisão. Muitos especulam que, em caso de vitória no UFC 313, Poatan deve subir para a categoria dos pesados para encarar o campeão interino, Tom Aspinall. O vencedor desse duelo épico então ganharia o direito de enfrentar o GOAT da organização, Jon Jones.

O que está em jogo para Magomed Ankalaev?

Ankalaev tem segunda chance por cinturão no UFC 313. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE:

O homem das montanhas da República do Daguestão. Magomed Ankalaev tem no UFC 313 a segunda chance de conquistar o cinturão dos meio-pesados. Na primeira oportunidade, em duelo contra o polonês Jan Blachowicz no UFC 282, em dezembro de 2022, um empate deixou ambos os lutadores sem o título da categoria. Desde então, o lutador russo precisou entrar no octógono mais três vezes até ter a oportunidade pelo ouro de Poatan.

Ankalaev é amplamente criticado (inclusive por Alex) em apresentar lutas chatas. No UFC 308, em outubro do ano passado, Dana White já havia cobrado do russo uma ‘performance impecável’ diante de Aleksandar Rakic, o que não aconteceu com a vitória por decisão unânime. O atleta do Daguestão inclusive chegou a falar que acredita que a organização não o valoriza, mas que após o UFC 313, vai valorizar.

Uma vitória diante de Poatan, um das maiores estrelas que já pisaram no octógono do UFC, pode realmente transportar Ankalaev do inferno ao céu em uma noite. E se vencer por uma finalização (fato que curiosamente o atleta russo ainda não concretizou), a cereja será colocada no topo mais alto do bolo.

Mas e depois? O que sobra para Ankalaev?

Caso vença Poatan e conquiste o tão sonhado cinturão dos meio-pesados, Ankalaev estará mais próximo de um recorde que ainda pertence a Jon Jones. O atleta russo vai chegar a 14 lutas de invencibilidade na categoria, enquanto ‘Bones’ deixou a divisão com uma sequência invicta de 18 lutas antes de mudar para a divisão dos pesados.

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC 314 Resultados do UFC Vegas 105 Resultados do UFC México Resultados do UFC Londres Resultados do UFC Las Vegas 104