
Urijah Faber (esq.) em disputa de cinturão contra Dominick Cruz (dir.). Foto: Reprodução/Instagram
Para alguns lutadores, pendurar as luvas definitivamente não é tarefa fácil. Enquanto Dominick Cruz, que foi incluído no Hall da Fama no último sábado (22), anunciou a aposentadoria do MMA recentemente, seu grande rival, Urijah Faber, decidiu retornar ao esporte na Global Fight League (GFL), para enfrentar Renan Barão pela terceira vez numa data ainda não informada. A notícia gerou reações em diversas personalidades, inclusive no próprio Cruz.
Veja Também
Em entrevista ao repórter norte-americano conhecido como ‘The Schmo‘ na última sexta-feira (28), o ex-campeão peso galo do UFC (até 61,2 kg.) se mostrou compreensivo com o rival, que completará 46 anos em maio, além de citar Donald Cerrone, que também manifestou o interesse de voltar da aposentadoria.
“Ele se aposentou. Mas você também vê isso com (Donald) Cerrone. Se o Faber quer voltar lá (ao MMA), ele deve pensar que está pronto. Então, deixe-o ir fazer isso”, disse o Dominador.
U. Faber em pesagem oficial pelo UFC. Foto: Reprodução/YouTube UFC
O norte-americano também abordou o assunto sob uma perspectiva conceitual. No MMA, é muito comum ver atletas anunciando a aposentadoria e retornando pouco tempo depois. Faber, por exemplo, pendurou as luvas em 2016 após superar Brad Pickett, quando também foi incluído no Hall da Fama, e voltou ao UFC em 2019.
“Você sabe que é como se estivéssemos falando sobre a coceira (de lutar), certo? Acho que a questão é: é essa a coceira? Ela vai embora ou encontramos uma maneira de preenchê-la sem ter que lutar? Não sei”, disse o ex-lutador, que viveu grandes hiatos na carreira devido a lesões.
Faber e Cruz viveram rivalidade intensa por dez anos
Urijah Faber e Dominick Cruz são rivais de longa data. Ao longo de quase dez anos, os dois dividiram o octógono em três ocasiões, com todos os confrontos sendo válidos por títulos. No confronto direto, Cruz se saiu melhor ao vencer dois duelos.
16 years ago today, Urijah Faber submitted Dominick Cruz in the first round
— MMA Mania (@mmamania) March 24, 2023
No primeiro combate, em março de 2007, Faber defendeu o título dos penas do WEC (até 65,7 kg.) ao finalizar o então jovem Cruz ainda no primeiro round. Quatro anos depois, já na categoria dos galos do UFC (até 61,2 kg.), foi a vez do Dominador empatar o placar com um triunfo por decisão unânime. Os dois encerraram a trilogia em 2016, e Cruz venceu mais uma vez com a participação dos juízes.
Além disso, o Dominador também travou batalhas contra parceiros de treino do Garoto Califórnia, como Joseph Benavidez e Cody Garbrandt.
Você precisa fazer login para comentar.