
Ilia Topuria deixou o cinturão peso pena do UFC. Foto: Reprodução Instagram/UFC Europe
Há duas semanas, o presidente do UFC, Dana White, pegou toda a comunidade do MMA de surpresa ao anunciar a decisão de Ilia Topuria de abrir mão do título peso pena (até 65,7kg.) do UFC para subir à categoria dos leves (até 70,3kg.). O antigo cinturão de ‘El Matador’ vai ficar vago e será disputado na batalha entre Alexander Volkanovski e Diego Lopes no UFC 314.
O invicto Topuria deixa o título dos penas após um ano marcante em 2024, no qual conquistou o cinturão ao nocautear Volkanovski no UFC 298 e então registrou sua primeira defesa de título ao nocautear Max Holloway no UFC 308. Ao lado do campeão dos meio-pesados (até 93kg.) Alex Poatan, ‘El Matador’ foi um dos grandes nomes do UFC no ano passado.
Veja Também
Dana White explicou a decisão de Topuria, dizendo que o ex-campeão sentiu que fez tudo o que podia naquela divisão, que consolidou seu legado e que seu corpo não aguenta mais o peso.
No entanto, uma lenda do MMA diz que a decisão de Topuria pode ter vindo de uma ilusão. Din Thomas, ex-lutador do UFC e de outras organizações e atualmente um dos melhores treinadores de MMA do mundo, sugeriu que algum devaneio desempenhou um papel na decisão do georgiano-espanhol de abrir mão do cinturão.
“É louco para mim que ele esteja desistindo disso agora. Não tem como um cara desistir de pontos de pay-per-view e seu status de campeão do UFC, tão cedo, sem razão aparente, e nenhuma razão real além de que ele não pode bater o peso. Eu não necessariamente acredito nisso. Ele é um cara jovem. Pode ser desconfortável para ele bater o peso, mas eu não necessariamente acredito que ele não pode bater o peso”, explicou Thomas ao portal ‘MMA Junkie’.
Din Thomas é visto como um dos melhores treinadores de MMA do mundo. Foto: UFC
O treinador ainda citou o exemplo de Jon Jones, que deixou o cinturão dos meio-pesados (até 93kg.) após um longo reinado para conquistar o título dos pesados (até 120,2kg.). Mas, segundo Thomas, nem todos são como Jones.
“Mas se ele quiser subir? Deixe-o subir, mas isso vem de um lugar de apenas, aquele nível de confiança de Jon Jones, e talvez um pouco de ilusão de que você tem que ter para ser um bom lutador. Mas pensar que você vai simplesmente desistir do cinturão, e ‘Sem problemas, eu vou buscá-lo no peso leve’, é uma maneira tão selvagem, uma maneira tão louca e delirante de pensar”, concluiu.
O jornalista especializado em MMA, Ariel Helwani, relatou que a cúpula do UFC tem discutido uma luta pelo título dos leves entre Islam Makhachev e Topuria. Helwani observou que o confronto pode acontecer já na ‘International Fight Week’, no fim de junho.