VÍDEO: Única luta de boxe profissional de Alex Poatan terminou tão cruelmente quanto você esperaria

Campeão meio-pesado do UFC se aventurou na nobre arte em 2017 no interior de São Paulo

Alex Poatan fez história no UFC 295 pelo título dos meio-pesados. Foto: Reprodução/Instagram @ufcbrasil

Alex Poatan tem uma luta no boxe profissional. Foto: Reprodução/Instagram @ufcbrasil

Com certeza Alex Poatan é um dos grandes nomes da atualidade do UFC. Precisou de um curto espaço de tempo para fazer sua transição de ícone do kickboxing para fenômeno do MMA. Mas você sabia que o brasileiro, atual campeão dos meio-pesados (até 93kg.) do Ultimate, também competiu no boxe profissional?

Ao longo da década de 2010, Alex Poatan lutou em vários esportes de combate ao redor do mundo; muitas vezes indo do kickboxing para o MMA. Mas em junho de 2017, o nocauteador brasileiro decidiu se dedicar a uma nova empreitada: o boxe profissional. E sua única luta terminou tão cruelmente quanto seria de se esperar.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Encontro entre Jon Jones e Alex Poatan no UFC. Foto: Reprodução/Instagram/UFC
Alex Poatan em entrada para evento no UFC². Foto: Reprodução/Instagram/UFC India

Poatan competiu em 28 lutas de boxe amador, vencendo 25 delas por nocaute (incluindo uma em que ele nocauteou um oponente para fora do ringue) e sofrendo apenas três derrotas. Sua única luta profissional aconteceu em junho de 2017, no Hotel Golden Park, em Sorocaba, interior de São Paulo, contra Marcelo de Souza Cruz, quem ele havia derrotado em uma luta de MMA no ano anterior.

Era amplamente esperado que Poatan derrotasse Cruz com relativa facilidade, e ele certamente o fez, com sua velocidade e potência superiores evidentes desde o início. Enquanto Alex foi pego por um ou outro gancho, ele atacou Cruz pelo ringue e, no terceiro round, acertou um uppercut violento que fez o adversário ‘catar cavaco’. Poatan seguiu acertando um cruzado de esquerda, que fez Cruz cair na lona. O árbitro ordenou a interrupção da disputa, que se encerrou no terceiro round. (assista abaixo)

PUBLICIDADE:

Em 2024, uma compilação dos destaques do boxe amador de Poatan chegou às redes sociais e chamou a atenção do ex-campeão interino dos leves do WBC, Ryan Garcia.

PUBLICIDADE:

“As pessoas não entendem o quão difícil é nocautear pessoas no amador. Eu adoraria treinar com Alex. Vamos fazer isso acontecer.”, escreveu Garcia em sua conta no ‘X’ (antigo Twitter).

Alex Poatan x Oleksandr Usyk

A. Poatan deseja encarar O. Usyk no boxe. Foto: Reprodução/Montagem SUPER LUTAS

PUBLICIDADE:

Em fevereiro, o rei dos pesos pesados ​​do boxe Oleksandr Usyk brincou que provavelmente só teria mais duas lutas antes de se aposentar – e que estaria interessado em enfrentar o campeão dos meio-pesados ​​do UFC.

“Primeiro, é quem vence a próxima luta [entre Dubois e Parker]… Depois, talvez uma luta de exibição com Alex Pereira. Talvez. Por que não? Alex quer [lutar]”, ele disse à ‘TNT Sports Boxing’ na época.

O portal norte-americano ‘Bloody Elbow’ conversou recentemente com Poatan sobre sua próxima luta pelo título e, em um momento da entrevista, foi perguntado o que ele achava da convocação do pugilista ucraniano.

“Gostei muito disso, obviamente já mencionei antes meu desejo de lutar boxe um dia, e gostaria de enfrentar o campeão, então acho que essa é a luta que faria sentido se eu fosse lutar boxe”, afirmou.

Mesmo que Usyk decida desistir antes que Poatan faça a transição do octógono para o ringue, o brasileiro continua interessado em enfrentar quem quer que detenha o título dos pesos pesados.

“Mas se ele não é mais o campeão, então o que faz sentido para mim é fazer uma luta onde seja campeão contra campeão”, concluiu.

Poatan defende seu cinturão pela quarta vez diante de Magomed Ankalaev no UFC 313 , que acontece no próximo sábado (8), em Las vegas (EUA).

Leia Mais sobre: , ,


Resultados do UFC 314 Resultados do UFC Vegas 105 Resultados do UFC México Resultados do UFC Londres Resultados do UFC Las Vegas 104