
Algoz de Alex Poatan, Quemuel Ottoni desiste de luta às vésperas do Contender Series. Foto: Reprodução/UFC
A Comissão Atlética de Nevada (NAC) suspendeu o brasileiro Quemuel Ottoni por 18 meses após exame antidoping detectar clomifeno, substância proibida, em teste realizado antes de sua luta no ‘Contender Series’, em setembro de 2024. A decisão, tomada a revelia devido à ausência de resposta do lutador às intimações, inclui pagamento de custos processuais e exigência de novos exames caso retorne a competições no estado. A informação foi divulgada pelo ‘MMA Fighting’.
O resultado positivo para clomifeno, medicamento classificado como agente anabólico e banido pela Agência Mundial Antidoping (WADA), foi confirmado em análise feita no dia 10 de setembro de 2024. A NAC aplicou a punção retroativamente a essa data, impedindo Ottoni de lutar até março de 2026.
Veja Também
Além da suspensão, o brasileiro terá de arcar com multa de US$ 471 (cerca de R$ 2,7 mil) e submeter a testes antidoping periódicos se voltar a competir em Nevada. A defesa do atleta não se manifestou publicamente sobre o caso.
Ottoni estava escalado para enfrentar o norte-americano Kody Steele no Contender Series, evento que serve como vitrine para o UFC. Horas antes do combate, o brasileiro comunicou à organização que não poderia lutar devido a uma crise de síndrome do pânico.
A justificativa repetiu cenários anteriores: em 2022, o atleta já havia cancelado duas lutas no Jungle Fight, promoção brasileira onde era campeão peso-meio-médio, por problemas similares. Apesar da desistência, o protocolo antidoping seguiu em frente, culminando no resultado positivo.
Quemuel Ottoni já derrotou Alex Poatan
Natural do Rio de Janeiro, Ottoni iniciou a carreira no MMA em 2014 e construiu reputação como um dos principais nomes da geração que emergiu fora do UFC. Seu maior feito ocorreu em 2015, quando finalizou Alex Poatan com uma guilhotina no Jungle Fight 82, marcando a primeira derrota do futuro campeão do UFC no esporte.
Com cartel de 12 vitórias e três derrotas, o brasileiro conquistou o cinturão do Jungle Fight em maio de 2022, mas viu a trajetória ser interrompida por instabilidades emocionais e, agora, pela suspensão por doping. Desde então, foram quatro lutas canceladas (três na PFL e um no Contender Series).
Você precisa fazer login para comentar.