Ao pisar no octógono montado no Prudential Center, em Newark (EUA), para a luta principal do UFC on FOX 15, Lyoto Machida sonhava em conseguir sua segunda vitória consecutiva e se reaproximar de uma chance pelo cinturão dos médios. Porém, os planos do “Dragão” foram frustrados pelo inspirado norte-americano Luke Rockhold.
Em uma atuação quase irretocável, Rockhold dominou Lyoto durante todo o primeiro assalto e precisou de apenas alguns minutos na segunda parcial para pegar as costas do brasileiro e finalizá-lo com um mata-leão justíssimo. De quebra, após o triunfo, o atleta da American Kickboxing Academy pediu uma luta contra o campeão Chris Weidman no Madison Square Garden, na estreia do Ultimate em Nova York.
Com o triunfo Luke Rockhold chegou a 14 vitórias e apenas duas derrotas como profissional. O ex-campeão do extinto Strikeforce vem de quatro vitórias por nocaute ou finalização consecutivas. Já Lyoto Machida ficou com um retrospecto de 22 vitórias e seis derrotas. O baiano radicado no Pará agora tem duas derrotas em suas três últimas lutas no octógono.