De volta ao palco da coroação – José Aldo reencontra o Canadá 14 anos após feito histórico no UFC

José Aldo retorna ao Canadá, 14 anos depois, em busca de mais um capítulo em sua história, agora como veterano no UFC 315

José Aldo é lenda do UFC. Foto: Reprodução/Instagram/UFC

José Aldo é lenda do UFC. Foto: Reprodução/Instagram/UFC

Foi em solo canadense que José Aldo escreveu um dos capítulos mais simbólicos de sua trajetória: em 30 de abril de 2011, no UFC 129 em Toronto, o brasileiro não apenas defendeu o cinturão dos penas (65,7kg.) contra Mark Hominick, mas cravou seu nome como primeiro campeão da divisão na era UFC – título herdado da extinta WEC, onde reinou por dois anos. Treze anos depois, o ‘Campeão do Povo’ retorna ao país em contexto distinto: um veterano que busca vitória sobre o anfitrião, Aiemann Zahabi, no UFC 315, em Montreal.

O duelo contra Hominick foi mais que uma defesa de cinturão: foi o batismo de Aldo como estrela global. Diante de 55.724 torcedores no Rogers Centre – até hoje o maior público pago da história da organização –, o brasileiro superou uma infecção bacteriana pré-luta e a pressão de ser ‘o novato’ em território hostil. A vitória por decisão unânime marcou época como um feito histórico, para além do bizarro hematoma na testa do adversário.

PUBLICIDADE:

Veja Também

José Aldo é ex-campeão do UFC. Foto: Reprodução/Twitter/UFC
Aiemann Zahabi x Aoriqileng UFC 289 Twitter 2
Jamahal Hill foi nocauteado por Alex Poatan no UFC 300. Foto: Reprodução/Instagram

Além de já ter lutado outra vez no país – como a vitória por nocaute sobre Jeremy Stephens em Calgary (2018) –, Canadá permanece como marco zero de seu reinado no UFC. Foi ali que ele estabeleceu padrões que dominariam a divisão por quatro anos e o deixariam como o maior nome da história da divisão que o consagrou.

O Bell Centre, palco do UFC 315, fica a 540 km do local de seu triunfo histórico. O paralelo, porém, vai além dos números. Como em 2011, ele encara um oponente com alta aprovação local (Zahabi treina no Canadá) e uma narrativa pronta para reviravoltas. A diferença é que, desta vez, o brasileiro não carrega a invencibilidade, mas a urgência de quem sabe que cada luta pode ser um epitáfio.

PUBLICIDADE:
Leia Mais sobre: , , ,


Resultados do UFC México Resultados do UFC Londres Resultados do UFC Las Vegas 104 Resultados do UFC 313 Resultados do UFC Vegas 103