
Islam Makhachev é campeão dos pesos leves do UFC. Foto: Reprodução/Instagram/UFC India
Após Ilia Topuria deixar o cinturão dos penas (até 65,7 kg.) vago e ser anunciada sua subida para os leves (até 70,3 kg.), muitos fãs e membros da mídia tendem a acreditar que o próximo passo seria uma luta com Islam Makhachev, possivelmente na Semana Internacional da Luta. No entanto, essa possibilidade não está no radar do Clã do Daguestão, pelo menos por enquanto. Segundo Rizvan Magomedov, empresário do russo, antes de medir forças com Makhachev, o georgiano/espanhol deve se provar na nova divisão contra outro oponente.
Veja Também
Em publicação no X (antigo Twitter) nesta quinta-feira (20), o empresário afirmou que não concorda com um combate entre os dois neste momento, pois como Topuria não enfrentou nenhum peso leve de origem, a narrativa seria de que Makhachev tinha enfrentado um lutador pequeno.
“Luta para definir o desafiante número um entre Topuria vs Dustin/Charles, para provar que ele é um peso-leve legítimo. Então não temos que derrotar outro “pequeno peso-pena”. Precisamos de uma grande luta que faça sentido para todos. Já demos chances ao campeão peso-pena que reinava há muito tempo”, disse Magomedov.
Topuria vs Dustin/Charles contender fight, to prove he’s legit lightweight. So we don’t have to defeat another ‘small featherweight’ We need big fight that make sense for everyone.
We already gave chances to featherweight champ that was reigning for long time.
— Rizvan Magomedov (@Rizvan_RM) February 20, 2025
Ao citar que já deram uma chance para o campeão peso pena, Rizvan se refere a Alexander Volkanovski. Makhachev viajou para a Austrália em sua primeira defesa de título para medir forças com o então primeiro colocado no ranking da categoria, no UFC 284. Após cinco rounds muito disputados, ele saiu com a vitória por decisão unânime.
Em outubro de 2023, os dois se encontraram pela segunda vez, em circunstâncias um pouco diferentes. Charles do Bronx foi obrigado a se retirar do UFC 294 devido a um profundo corte no supercílio e foi substituído pelo australiano. Na revanche, Islam vencue mais uma vez. Desta vez, por nocaute técnico no primeiro round, com um chute na cabeça.

Islam Makhachev superou Alexander Volkanovski no UFC 294. Foto: Reprodução/Twitter/@UFC
Makhachev é o campeão mais longevo da história dos leves
Islam Makhachev submits Renato Moicano in the first round. pic.twitter.com/esm0QMZafY
— VulFuruོ (@VulFuru47) January 19, 2025
Tanto Makhachev quanto Topuria vivem grandes momentos. Enquanto o georgiano/espanhol se consagrou em 2024 ao nocautear Alexander Volkanovski e Max Holloway, o russo quebrou o recorde de defesas consecutivas da história dos leves (até 70,3 kg.) ao vencer Renato Moicano com um triângulo de mão no UFC 311, ainda no primeiro round, seu quarto triunfo como dono do cinturão. Além disso, desde novembro de 2023, ele ocupa a primeira posição do ranking peso por peso do Ultimate, à frente de nomes como Alex Poatan e Jon Jones.
Você precisa fazer login para comentar.