Em meio às expectativas por uma luta contra um adversário ranqueado, Jean Silva enfrenta o ex-campeão mundial de kickboxing, Melsik Baghdasaryan, no UFC Seattle, neste sábado (22). Pablo Sucupira, treinador-chefe da equipe ‘Fighting Nerds’, analisou a estratégia por trás da escolha do oponente e destacou a evolução do pupilo, que busca consolidar sua trajetória rumo ao topo da divisão dos penas (até 65,7kg.).
Em entrevista exclusiva ao podcast ‘It’s Time’, do SUPER LUTAS, Sucupira admitiu que a expectativa inicial era por um confronto contra um nome posicionado no ranking do UFC. No entanto, a organização escalou Baghdasaryan, atleta armênio com histórico em kickboxing e três vitórias em quatro lutas no Ultimate.
Veja Também
“Eu imaginei que a gente fosse enfrentar um ranqueado já nessa luta. Pegamos alguém de fora do ranking. É um cara duro, campeão mundial de kickboxing. Sem muito nome, mas muito difícil. São lutas como essa que, como empresário, é ruim. Mas, pra mim como treinador, sei que é uma coisa que vai calejar muito o Jean. Pensando em ser campeão, acho uma boa luta”, admitiu Sucupira.
A sintonia entre treinador e lutador foi outro ponto destacado. Pablo Sucupira descreveu Jean Silva como ‘um dos caras que mais sente representado dentro do octógono’. A parceria, segundo ele, equilibra a coragem natural do atleta com planejamento técnico.
“O Jean é um dos caras que eu mais sinto representado dentro do octógono. A gente tem uma conexão de luta muito forte. Era um cara que tinha um ímpeto muito forte. Faltava um bom plano. Comigo, a partir do momento que ele confiou no plano que eu faço, a gente fez um timaço. Me sinto muito representado e faço questão de estar em todas as lutas do Jean. O futuro é incerto, mas o presente ‘está da hora’.”, concluiu.
Jean Silva x Melsik Baghdasaryan
Aos 28 anos, coleciona um cartel de 14 vitórias e duas derrotas — três delas no UFC, todas por nocaute: Westin Wilson (estreia), Charles Jourdain (segunda luta) e Drew Dober (terceira, no peso leve).
Melsik Baghdasaryan, por sua vez, tem 33 anos e um retrospecto de oito resultados positivos e dois negativos no MMA. O armênio já conquistou três triunfos no Ultimate, mas nenhum contra adversários ranqueados.