Publicidade

Quem é Jared Cannonier? Do Exército ao octógono, conheça o adversário de Robocop no UFC Vegas 102

Jared Cannonier x Marvin Vettori UFC Las Vegas 75 Instagram UFCJared Cannonier x Marvin Vettori UFC Las Vegas 75 Instagram UFC

Jared Cannonier luta pelo UFC há uma década. Foto: Reprodução UFC

O peso médio (até 83,9kg.) do UFC Jared Cannonier tem sido um pilar na organização por quase uma década. O striker norte-americano já lutou em três categorias de peso e mantém um bom histórico de vitórias contra lendas do MMA. Mesmo entrando nos últimos anos de sua carreira, ele não está dando um passo para trás, já que o Ultimate continua a colocá-lo em lutas de evento principal. No próximo sábado (15), ‘The Killa Gorilla’ encara o brasileiro Gregory Robocop na luta principal do UFC Vegas 102.

Publicidade

Mas quem é Jared Cannonier, adversário de Robocop? O homem que serviu o Exército norte-americano e que já derrotou Anderson Silva e Sean Strickland no UFC?

Veja Também

Jared Christopher Cannonier nasceu em Dallas, Texas. Antes de competir no MMA profissional, ele serviu no Exército dos EUA, onde teve sua primeira experiência na luta durante os cursos de treinamento de combate militar. Ele foi dispensado após testar positivo para maconha e trabalhou no Alasca para a Administração Federal de Aviação, prestando serviços de manutenção. Cannonier estreou no MMA profissional em 2011.

Publicidade

Medindo 1,80m de altura, Cannonier luta pelos médios, mas começou no UFC pela categoria dos pesados (até 120,2kg.). Ele fez sua estreia em março de 2015 contra Shawn Jordan, sendo derrotado por nocaute no primeiro round. Sua primeira vitória veio mais de um ano depois em sua segunda luta pela organização, em abil de 2016, quando derrotou Cyril Asker por nocaute no primeiro round. O norte-americano tem um cartel de 17 vitórias e oito derrotas na carreira. São nove triunfos por nocaute, três por finalização e cinco por decisão.

Aos 40 anos, Cannonier chega ao UFC Vegas 102 como sétimo colocado no ranking dos médios da organização.

Publicidade

As derrotas de Jared Cannonier no MMA

S. Jordan (dir.) desfere soco em J. Cannonier. Foto: Reprodução/Facebook

Cannonier tem oito derrotas no MMA profissional, todas elas no UFC. Após a primeira derrota em sua estreia, ‘The Killa Gorilla’ conquistou mais duas vitórias como meio-pesado (até 93kg.) antes de perder uma decisão para o futuro campeão Glover Teixeira. O norte-americano se recuperou dessa derrota nocauteando Nick Roehrick como parte do ‘The Ultimate Fighter Season 25 Finale’. Depois disso, ele sofreu sua primeira sequência de derrotas nas mãos do futuro campeão Jan Blachowicz e do futuro candidato ao título por duas vezes Dominick Reyes. A derrota para Reyes forçou Cannonier a passar para o peso médio.

Como estreante em sua nova categoria, Cannonier conquistou três vitórias enfáticas por nocaute, incluindo uma vitória por lesão sobre Anderson Silva e um nocaute em sua primeira aparição no evento principal contra o eterno desafiante do peso médio Jack Hermansson.

Publicidade

Cannonier quebrou o braço contra Whittaker

R. Whittaker (esq.) superou J. Cannonier (dir.) por pontos no UFC 254. Foto: Reprodução/Instagram

A sequência de vitórias de Cannonier seria interrompida, literal e figurativamente, pelo ex-rei dos médios Robert Whittaker no card de aposentadoria de Khabib Nurmagomedov no UFC 254. O australiano quebrou o antebraço do norte-americano com o primeiro chute que ele deu, vencendo por decisão unânime após três rounds.

Em sua declaração pós-luta, Cannonier elogiou Whittaker e admitiu: ‘Vou encarar minha derrota com orgulho’.

Jared Cannonier desafiou o título dos médios de Israel Adesanya

I. Adesanya e J. Cannonier em encarada antes do UFC 276 (Foto: Instagram/UFC_Brasil)

Após perder para Whittaker, Cannonier se recuperou com mais duas vitórias contra Kelvin Gastelum e Derek Brunson. Ele foi recompensado com sua primeira – e única – chance pelo título do UFC contra o então campeão dominante Israel Adesanya. ‘The Last Stylebender’ cutucou Cannonier para uma vitória por decisão unânime.

Jared Cannonier derrotou Sean Strickland

Jared Cannonier (esq.) recebe ataque de Sean Strickland (dir.) no UFC Las Vegas 66. Foto: Reprodução/Instagram

Após sua derrota para Adesanya, Cannonier retornou ao caminho das vitórias com uma sequência de duas lutas, incluindo uma decisão dividida duramente disputada sobre Sean Strickland. Os dois pesos médios ficaram em pé e trocaram golpes por cinco rounds completos; 56,7 por cento dos 922 fãs marcaram a luta para Strickland, de acordo com o ‘MMA Decisions’.

Cannonier lutou contra Nassourdine Imavov no evento principal do UFC Louisville, em junho de 2024. Ele perdeu por nocaute técnico no quarto round. O consenso é que Cannonier x Imavov foi uma interrupção precoce, e Cannonier exigiu uma revanche.

Jared Cannonier x Caio Borralho

Caio Borralho derrotou Jared Cannonier no UFC Vegas 96. Foto: Reprodução/Twitter/UFC Europe

Apesar disso, Cannonier lutou novamente em 2024 contra o desafiante em ascensão Caio Borralho. O lutador brasileiro massacrou o norte-americano de ponta a ponta, quase garantindo um nocaute no quinto round. ‘The Killa Gorilla’ perdeu por decisão unânime e agora luta contra Robocop, outro brasileiro, para quebrar sua sequência de duas derrotas.

Contas de Cannonier nas redes sociais

Jared Cannonier tem mais de 150 mil seguidores no Instagram. Foto: Reprodução Instagram

Cannonier tem mais de 150 mil seguidores no ‘Instagram’. Lá, ele compartilha insights de treinamento, brindes e notícias de luta. Ele pode ser seguido em @killagorillamma. Ele também pode ser encontrado no Facebook em jared.cannonier, onde mais detalhes pessoais sobre sua vida estão disponíveis.