Cercado de muita expectativa, o TUF Brasil 4 teve início neste domingo (05) e classificou os oito primeiros atletas para entraram na casa em busca de um contrato com o UFC. Ainda com Anderson Silva como técnico de uma das equipes – ele foi substituído por Rodrigo Minotauro quando o caso de doping explodiu durante as gravações -, o episódio inicial trouxe histórias de superação, um argentino ‘bom de briga’, nocautes, finalizações e o sonho de cada atleta em lutar no UFC.
O episódio
Veja Também
O primeiro episódio do TUF Brasil 4 começou com os lutadores conhecendo Las Vegas, cidade onde o programa foi gravado. A maioria dos lutadores fazia sua primeira viagem internacional. Ele contaram histórias de vida complicadas e muita dedicação para chegarem perto de sonho de atuarem no maior palco do MMA.
Quando estavam nas dependências da academia onde eles irão disputar o TUF, Dana White, presidente do UFC, entrou em cena com os técnicos Anderson Silva e Mauricio Shogun.
O dirigente iniciou seu discurso elogiando os técnicos, dizendo que se tratava dos maiores comandantes que já passaram pelo TUF. Dana fez questão de citar Anderson como o maior de todos os tempos e Shogun como um ex-campeão de grande talento. Quando os treinadores tomaram a palavra para o primeiro contato com os postulantes ao prêmio do TUF, o discurso foi de respeito.
“É importante que vocês se respeitem, mantenham a disciplina na casa e evitem o vandalismo. Isso não combina com nenhum lutador”, disse Anderson na primeira palavra com os lutadores.
“O nosso esporte passou por muito preconceito e ainda passa. Queremos mostrar para as pessoas que somos seres humanos, que isso é uma profissão. Vamos mostrar nosso profissionalismo e buscar os sonhos sem desrespeitar ninguém.”, completou Shogun.
Antes das lutas eliminatórias ainda, Dana White convidou os lutadores para assistirem ao vivo o retorno de Anderson Silva as competições contra Nick Diaz, no dia 31 de janeiro. Os lutadores ficaram eufóricos.
Eliminatórias
Passada a emoção inicial e o primeiro contato com um evento do UFC, aconteceram as oito primeiras eliminatórias do programa e Bruno Korea, Joaquim “Neto BJJ” Silva, Dileno Lopes, Matheus Nicolau, Glaico “Nego” França, Bruno “Bulldog” Silva, Erick “Índio Brabo” da Silva, além do argentino Nazareno Malegarie carimbaram presença na próxima fase.
Bruno Korea avança com nocaute espetacular sobre Franklyn Arrocha
Na primeira luta do programa, um nocautes que tem tudo para entrar como um dos maiores da edição. O fluminense Bruno Korea começou a luta com cautela, esperando as ações de Franklyn. Apenas após dois minutos ele soltou seu primeiro ataque, que passou não acertou em cheio. Na sequência, porém, veio o golpe fatal. Especialista em taekowndo, Korea acertou um chute rodado, que explodiu no rosto de Arrocha, que caiu nocautedo, com os olhos vidrados.
Carlos Mistoca abusa das brincadeiras e perde para “Netto BJJ”
Carlos Mistoca entrou para o octógono do TUF Brasil 4 prometendo um estilo irreverente, mas o lutador do Distrito Federal abusou das brincadeiras. Ele abaixou a guarda durante vários momentos, pediu para Joaquim ‘Netto BJJ’ acertar mais golpes e até levou perigo ao rival, estando perto de encerrar a disputa. Porém, após deixar o rival crescer no duelo, ele pagou um preço alto.
Depois de cada atleta vencer uma parcial, no round de desempate, Mistoca sentiu uma lesão no braço e foi golpeado varias vezes por Joaquim até o árbitro decretar o nocaute técnico.
Eliminado do TUF Brasil 1, Dileno Lopes avança
Depois de fracassar na oportunidade de entrar na primeira edição do TUF Brasil, Dileno Lopes não desistiu e voltou a tentar a sorte no TUF. Em 2011, o lutador foi superado pelo campeão daquela edição, Rony Jason, na fase eliminatória. Desta vez, no entanto, o amazonense não desperdiçou a oportunidade, fez valer seu jogo de solo e finalizou Renato Franguinho com um mata-leão no primeiro round.
Argentino vence Edson PC e avança
Depois do sucesso de Santiago Ponzinibbio no TUF Brasil 2, a quarta edição do programa voltou a colocar sua fichas em um atleta ‘hermano’. Nazareno Malegarie, que treina em Santa Catarina com Thiago Tavares e tem experiência em grandes eventos internacionais, mostrou porque já é considerado um dos grandes favoritos ao título e derrotou o veterano Edson PC na decisão unânime dos juízes.
No duelo de ‘Matheus’, Nicolau leva a melhor sobre Vasco
O programa colocou frente a frente dois atleta homônimos na fase eliminatória: o mineiro Matheus Nicolau contra o Matheus Vasco. Especialistas na luta de solo, Vasco tentou logo aplicar um arm-lock no xará. Mas Nicolau se defendeu, conheceu se sobressair na luta de solo para encaixar um estrangulamento e avançar para a próxima fase.
Nego vence ‘Cavalo de Guerra’
Dono de um dos apelidos mais inusitados do TUF Brasil 4, Raush “Cavalo de Guerra” Manfio entrou no programa conhecido por treinar com Anderson Silva na Team Nogueira. Porém, apesar de um bom primeiro round, da torcida do Spider e do apelido estiloso, quem levou a melhor foi Glaico Nego.
No segundo round, ele derrubou Raush no solo e quando o ‘Cavalo de Guerra’ tentou se levantar, “Nego” encaixou o mata-leão e forçou o adversário a bater
Bruno Bulldog quebra maxilar de Gustavo Sedório
O combate entre Bruno Bulldog e Gustavo Sedório também terminou com um golpe plástico. Logo nos primeiros movimentos, Bulldog, que tem origem na capoeira, aplicou um chute fronta no queixo de Sedório, que visivelmente sentiu. Ele ainda continuou na luta, tentou vários ataques e chegou até o final do round. Porém, quando o médico examinou o queixo de Gustavo, o lutador havia fraturado o maxilar e o duelo teve de ser interrompido.
Próximo programa
No próximo episódio do TUF Brasil 4, mais 16 atletas disputam oito vagas para entraram no programa. Ainda no próximo capitulo, os técnicos irão selecionar os times e a primeira luta entre equipes será anunciada.
Confira os resultados da eliminátoria do TUF Brasil 4
Pesos Galos
Bruno Korea derrotou Franklyn Arrocha por nocaute no R1;
Dileno Lopes finaliza Renato “Franguinho” com um mata-leão no R1;
Matheus Nicolau finalizou Matheus Vasco com um mata-leão no R1;
Bruno Bulldog derrotou Gustavo Sedório por nocaute técnico no R1;
Pesos Leves
Joaquim “Netto BJJ” Silva derrotou Carlos “Mistoca” por nocaute técnico no R3;
Nazareno Malegarie derrotou Edson PC na decisão unânime dos juízes
Glaico “Nego” França finalizou Raush “Cavalo de Guerra” Manfio com um mata-leão no R2;
Erick “Índio Brabo” Silva derrotou Gabriel Macário por nocaute técnico no R2;
Comentários