Israel Adesanya é ex-campeão do UFC. Foto: Reprodução/UFC Europe
A derrota de Israel Adesanya para Nassourdine Imavov na luta principal do UFC Arábia Saudita levantou especulações sobre o futuro do ex-campeão dos médios (até 83,9 kg). Com três reveses consecutivos e apenas uma vitória nas últimas cinco lutas, grande parte do mundo do MMA acredita que está na hora do nigeriano pendurar as luvas. Para Matt Brown, ‘Stylebender’ precisa fazer alguns ajustes se quiser se manter no UFC.
Em um episódio recente do podcast Fighter vs. Writer, do MMA Fighting, Matt Brown apontou que Adesanya perdeu a fome de lutar e precisa recuperar a disciplina e a dedicação que tinha no início da carreira. O veterano sugere que o ex-campeão se acomodou após tanto sucesso e que voltar a treinar com a mesma intensidade de antes será um desafio difícil.
“Ele precisa ter sede novamente. Ele tem que voltar a acordar às 5 da manhã e parar de sair no sábado à noite. Tem que voltar a fazer aquelas coisas que fazia quando era mais jovem. Isso é algo difícil. Não é fácil. Ele está confortável. Teve uma carreira incrível. É difícil esquecer tudo isso e voltar a treinar como no primeiro dia.”, disse Brown.
O veterano do UFC questionou se o nigeriano ainda tem motivação para seguir lutando, já que, sem chances de disputar o título em breve, estaria apenas se arriscando sem um grande propósito. Brown sugere que a aposentadoria pode ser uma opção, a menos que o ex-campeão precise continuar competindo por razões financeiras.
“Ele deve se aposentar? Acho que essa é a grande questão. Isso cabe a ele decidir, mas eu concordo que provavelmente ele não voltará a disputar um título tão cedo. Talvez nunca mais. Vai ser uma decisão dificil. É tipo: você quer continuar fazendo lutas sem muito significado ou algo do tipo? Qual seria o propósito? Como ele vai se motivar? Se você não está trabalhando para um objetivo, como disputar o título, está apenas se colocando em risco o tempo todo. Agora, se ele precisa de dinheiro, aí é outra história.”, concluiu o veterano.
Israel Adesanya já disputou 12 lutas por título no UFC, acumulando um recorde de oito vitórias e quatro derrotas em disputas de cinturão. Após um longo reinado no peso médio, o nigeriano foi destronado por Alex Poatan no UFC 281, mas recuperou o título na revanche no UFC 287. No entanto, seu segundo reinado foi breve, sendo superado por Sean Strickland no UFC 293.