O que aconteceu com o olho de Shara Magomedov? Entenda as dificuldades do UFC em agendar lutas para o russo ao redor do mundo

Por ser caolho, muitas comissões atléticas se recusam a deixá-lo competir fora do Oriente Médio

Sharaputdin Magomedov não tem um olho. Foto: Reprodução/Instagram

Sharaputdin Magomedov perdeu o olho durante treinamento na Tailândia. Foto: Reprodução/Instagram

Shara Magomedov volta ao octógono do Ultimate no próximo sábado (1º). A ascensão do lutador russo na divisão dos médios (até 83,9kg.) foi rápida, cheia de destaques e sem precedentes. Antes de seu retorno no duelo contra Michael Page no UFC Arábia Saudita, muitos fãs e especialistas se perguntam o que aconteceu com o olho direito do ‘Pirata’. Muita gente também não sabe que essa condição acaba sendo um problema para o lutador nas competições também fora do cage.

Devido a uma lesão no olho sofrida no início de sua carreira, Shara é um lutador difícil de ser contratado ao redor do mundo, já que muitas comissões atléticas se recusam a deixá-lo competir enquanto a condição de ‘meio cego’. É por isso que o UFC não o reservou ainda para uma luta nos Estados Unidos, e ele só lutou no octógono no Oriente Médio.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Shara e Khabib se conheceram em uma convenção. Foto: Reprodução Instagram
Logan Paul no Monday Night Raw. Foto: Reprodução X WWE
Israel Adesanya é ex-campeão do UFC. Foto: Reprodução/Twitter/UFC Espanol

Durante uma sessão de treinamento de rotina na Tailândia, em 2016, Magomedov sofreu uma lesão ocular enquanto lutava na academia. Por negligência do próprio atleta, que demorou para buscar tratamento, o problema acabou se agravando e ele teve que passar por oito cirurgias ao longo de quase um ano e meio, mas apesar dos esforços dos médicos, sua condição piorou nas semanas seguintes e ele acabou perdendo a visão do olho direito. O atleta temeu que sua carreira em esportes de combate tivesse acabado. Mas após a ascensão do membro do Hall da Fama do UFC Michael Bisping ao título dos médios, apesar de uma lesão ocular semelhante, Magomedov estava motivado a continuar.

A base de luta de Magomedov é o Muay Thai e, apesar de seu talento inicial, ele lutou para se manter financeiramente devido a montanhas de dívidas e baixos salários para lutas de kickboxing. Ele fez a transição para o MMA em 2017, vencendo sua estreia profissional por nocaute em apenas 43 segundos.

PUBLICIDADE:

Após um início de 11 vitórias e nenhuma derrota, o UFC deu uma chance a ele em 2023, vencendo sua estreia no UFC por decisão unânime sobre o brasileiro Bruno Blindado. Fãs e especialistas estavam preocupados com sua defesa de queda em sua primeira luta no UFC, e nas três lutas desde então, ele demonstrou grandes melhorias. Hoje o lutador russo tem 15 vitórias e segue invicto na carreira.

Dificuldades para agendar lutas

Shara Magomedov vence no UFC Abu Dhabi. Foto: Rerodução/UFC

Shara Magomedov vence no UFC Abu Dhabi. Foto: Rerodução/UFC

PUBLICIDADE:

Uma vitória sobre Page neste fim de semana levaria a um novo capítulo na vida e carreira de Shara. Ele já floresceu como um superastro regional, mas uma aula magistral contra um striker igualmente perigoso como ‘Venom’ lhe daria mais atenção mundial.

No entanto, o UFC ainda tem problemas em reservar o russo para lutas ao redor do mundo, enquanto ele continua a subir no ranking dos médios. Se a organização não for capaz de convencer as comissões atléticas a permitir que ele lute nos EUA e outros locais com sua condição ocular, eles estarão severamente limitados em reservá-lo para as principais lutas.

Apesar de ser cego de um olho, Magomedov provou ser um dos homens mais perigosos do mundo. Enquanto ele continua a encontrar sucesso dentro do octógono, o ‘Pirata do UFC’ é uma inspiração para aqueles que sentem que estão sem esperança devido a um cenário médico fora de seu controle.

PUBLICIDADE:
Leia Mais sobre: , ,


Resultados do UFC Vegas 105 Resultados do UFC México Resultados do UFC Londres Resultados do UFC Las Vegas 104 Resultados do UFC 313