Ex-campeão do UFC, Maurício Shogun assina com a nova GFL e empresa inclui cidade brasileira como ‘sede’

São Paulo estará na rota da organização de MMA em sua primeira temporada com vários nomes de peso do Brasil no elenco

M. Shogun em vitória pelo UFC. Foto: Reprodução/Instagram

O veterano Maurício Shogun vai voltar para o mundo das lutas. A nova organização de MMA Global Fight League (GFL) anunciou hoje (16) que contratou o ex-campeão do UFC.

Veja Também

Patrício Pitbull é um dos maiores nomes do Bellator. Foto: Reprodução/Instagram @patriciopitbull
Tony é ex-campeão interino dos leves no UFC. Foto: Reprodução/Instagram @ufc
Kevin-Lee UFC

A empresa informou também as seis cidades sede para sua temporada de estreia neste ano. Uma delas é São Paulo. Além da metrópole brasileira, estão na lista Los Angeles, Nova York, Miami, Londres e Dubai.

PUBLICIDADE:

“Esta liga é construída com base no respeito pela história do esporte e uma visão para seu futuro. Nossas cidades, gerentes e treinadores refletem o melhor do MMA, e nosso draft dará início a uma primeira temporada inesquecível.”, disse Darren Owen, Comissário da GFL.

Brasileiros na organização

Cigano, Werdum, Wanderlei e outros brasileiros reforçam nova liga de MMA com formato inédito em 2025. Foto: Montagem SUPER LUTAS

Cigano, Werdum, Wanderlei e outros brasileiros reforçam nova liga de MMA. Foto: Montagem SUPER LUTAS

PUBLICIDADE:

Fabrício Werdum, Junior Cigano, Wanderlei Silva, Thiago Marreta, Douglas Lima, Renan Barão e Marlon Moraes são alguns dos nomes brasileiros de peso já anunciados na nova empresa. Luke Rockhold, Tyron Woodley, Anthony Pettis, Ben Henderson e Andrei Arlovski também vão estar na primeira edição da GFL, que pretende quebrar barreiras com uma proposta única: uma competição baseada em equipes e temporada, com 15 eventos ao longo do ano.

Conheça a GFL

Nova organização de MMA, a GFL promete agitar o cenário da modalidade com um conceito inovador e um elenco de peso. Criada por Darren Owen, a liga anunciou a presença de vários ex-campeões do UFC em seu time.

PUBLICIDADE:

O novo formato da liga busca aproximar o MMA de modelos de esportes coletivos, algo inédito para a modalidade. Ao invés de lutar individualmente, os atletas serão divididos em seis equipes, com 120 lutadores ao todo, que competirão em um sistema de pontos durante a temporada.

Cada equipe será composta por 20 atletas distribuídos por 10 categorias de peso, com duas pessoas por divisão. A temporada terá início em abril de 2025 e culminará em novembro com a realização das finais, após três eventos de playoffs.

PUBLICIDADE:

A principal inovação da GFL será o ambiente competitivo em equipe, o que gerará novas dinâmicas no esporte. A aposta é que isso aumente o apelo do MMA, criando rivalidades e alianças entre lutadores, além de proporcionar novas possibilidades para apostas e engajamento do público. O modelo de equipe é um reflexo do sucesso que a ideia tem em outras modalidades esportivas, como o futebol, basquete e futebol americano.

Outro ponto que chama atenção são os ajustes nas categorias de peso. Para evitar os excessos do corte de peso, a GFL estabeleceu divisões mais leves e diversificadas, como a categoria peso palha feminino (54,4kg.) e peso galo (até 65,7kg). As divisões vão de 54,4kg. até 120,2kg., criando um leque mais amplo para os lutadores.

Leia Mais sobre: , , , , , , ,


Resultados do UFC 314 Resultados do UFC Vegas 105 Resultados do UFC México Resultados do UFC Londres Resultados do UFC Las Vegas 104