O que vem por aí para Mackenzie Dern e Amanda Ribas depois do UFC Vegas 101?

Norte-americana filha de brasileiros deu importante passo para disputa de cinturão após vitória; Já a mineira de Varginha precisa de uma reação para voltar à briga pelo título

Amanda Ribas cumprimenta a filha de Mackenzie Dern após derrota no UFC Vegas 101. Foto: UFC

Amanda Ribas cumprimenta a filha de Mackenzie Dern após derrota no UFC Vegas 101. Foto: UFC

O Ultimate abriu 2025 com uma luta principal no peso palha feminino (até 52,1kg.) entre Mackenzie Dern e Amanda Ribas no último sábado (11) no UFC Vegas 101, nos EUA. A luta serviu como uma revanche da luta de 2019, quando a mineira de Varginha venceu por decisão unânime dos juízes no UFC Tampa. No entanto, a norte-americana filha de brasileiros foi quem levou a melhor desta vez, ao aplicar uma chave de braço em Ribas no terceiro round.

Mackenzie Dern entrou na luta vindo de uma vitória por decisão sobre Loopy Godinez, após uma sequência de duas derrotas consecutivas. Amanda Ribas, enquanto isso, vinha de uma derrota por decisão para Rose Namajunas no peso mosca (até 56,7kg.). Após o UFC Vegas 101, qual o cenário que as duas lutadoras deverão encarar no UFC?

PUBLICIDADE:

Veja Também

Islam Makhachev Instagram UFC
Chael Sonnen opina sobre caso de esxuldão de Khabib em voo dos EUA. Foto Reprodução YouTube

Mackenzie Dern

Mackenzie Dern acerta soco em Amanda Ribas. Foto: Reprodução UFC

Mackenzie Dern acerta soco em Amanda Ribas. Foto: Reprodução UFC

Diferente da primeira luta em 2019, Mackenzie Dern, que é especialista em jiu-jitsu, conseguiu anular Amanda Ribas no confronto do última sábado. Sua trocação parecia muito melhorada, enquanto seu grappling foi dominante para obter a vitória por finalização.

PUBLICIDADE:

Com a vitória, Dern está de volta à disputa pelo título peso palha. No entanto, Virna Jandiroba parece ser a próxima na fila para a vencedora da disputa de cinturão entre Weili Zhang e Tatiana Suarez. Dern tem uma vitória sobre Jandiroba e uma revanche poderia fazer sentido. Porém, um novo confronto entre Dern e a Yan Xiaonan pode fazer mais sentido, já que a primeira luta em 2022 terminou com uma vitória majoritária da chinesa. A vencedora então teria uma chance pelo título, mas Mackenzie já revelou que não tem pressa para conseguir o ouro da divisão.

Amanda Ribas

Amanda Ribas ataca Mackenzie Dern no UFC Vegas 101. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images)

PUBLICIDADE:

Amanda Ribas tinha chances reais de voltar a disputar o cinturão peso palha caso derrotasse Mackenzie Dern no UFC Vegas 101, mas não conseguiu mostrar o mesmo desempenho que teve há cinco anos. Com a derrota, a mineira está agora com 12 vitórias e seis derrotas e precisará diminuir o ritmo na competição. Amanda provavelmente lutará com alguém fora do top 10 da categoria e um confronto lógico seria contra Gillian Robertson. A canadense está em uma sequência de três vitórias e merece uma chance contra um oponente do top 10.

Como é híbrida e também luta pelo peso mosca, um desafio na categoria até 56,7kg também seria um teste para Amanda Ribas mostrar o que aprendeu com a derrota para Mackenzie Dern.

Leia Mais sobre: , , , , , , , ,