Entrevistado do segundo episódio do ‘It’sTime!’, o treinador Marcos da Matta, o ‘Parrumpinha’, revelou um dos segredos para o sucesso de Alexandre Pantoja no UFC. O campeão peso mosca (até 56,7kg.) já defendeu o título com sucesso três vezes. A última delas foi contra o estreante japonês Kai Asakura, no UFC 310, em desembro do ano passado.
O Repórter do SUPER LUTAS Velber Viana comentou com Parrumpinha que, desde que se tornou campeão, Pantoja tem dominado a categoria. O treinador então fez o seguinte comentário: ‘Passou. Ele [Pantoja] não é campeão mais’. Após o silêncio do jornalista, Parrumpinha explicou o que quis dizer, chamando a estratégia de ‘mentalidade de aspirante’.
Veja Também
“A gente tem uma filosofia, eu e ele. ‘Você foi campeão! Legal, pela quarta vez! A gente tem mais uma defesa, e até você entrar em camp pra próxima defesa você não é mais campeão de nada’. Ele vai tentar conquistar mais um cinturão. Essa mentalidade de contender, de aspirante, é o que move o mundo. O pessoal da categoria peso mosca acorda, treina e vai dormir pensando em como ganhar do Pantoja, que é o número um do mundo. Todo mundo quer estar onde ele está. Se ele olhar pra baixo e falar ‘não, eu sou campeão’, o declínio é rápido. Tem que olhar e falar ‘eu quero mais, eu quero ganhar mais’. Essa mentalidade de contender tem que estar. No momento que você se acomoda, f***eu.”, explicou o treinador.
Parrumpinha também falou que, a cada luta, os treinadores fazem um trabalho em conjunto para reinventar Pantoja. A ideia é que ele não se torne previsível para os adversários.
“Tem que se mostrar sempre um Pantoja melhor, sempre mostrando e trazendo algo novo. Se você fica previsível, o declínio acontece. Se eu sou treinador dos caras, eu procuro o que o Pantoja sempre faz e venho com o antídoto. Mas nós sempre procuramos algo extra, algo novo pra ele. A última luta ele já mostrou coisas novas. Tem que ser assim, porque os caras estudam ele pra ver como vencê-lo”, acrescentou.
Velber Viana também lembrou o episódio em que se emocionou com a história de superação de Pantoja, logo após a vitória dele no UFC 310. O repórter, que esteve em Las Vegas para cobrir o evento, se surpreendeu com a responsabilidade e o foco do lutador, que viu no UFC a chance de mudar sua vida. Velber perguntou a Parrumpinha se Pantoja mantém essa mente de guerreiro durante os treinos.
“Esse cara que você vê nas entrevistas, falando daquele jeito, é o Pantoja no dia a dia. Às vezes eu tenho que tirar ele um pouco do treinamento, falar calma, preciso que você descanse”, concluiu.
O ‘It’s Time!’ é patrocinado pela ‘BK8’, uma plataforma de apostas esportivas que oferece uma promoção com bônus de boas-vindas de 100% até R$ 500 e primeira aposta sem risco.
Você precisa fazer login para comentar.