Prestes a enfrentar Islam Makhachev pela segunda vez com a oportunidade de se sagrar campeão dos pesos leves do UFC (até 70,3 kg.) em pouco mais de dez dias, Arman Tsarukyan tem investido bastante em sua preparação nos últimos meses. Cinco anos após o primeiro encontro e vindo de uma boa sequência de vitórias, o armênio acredita que alguns detalhes específicos podem influenciar o combate de maneira definitiva.
Em entrevista ao canal no YouTube norte-americano Red Corner MMA, Tsarukyan deu detalhes sobre sua preparação desde sua última luta, em abril, e listou algumas diferenças entre o combate principal do UFC 311 e o primeiro duelo entre os dois, destacando uma ‘carta na manga’ para vencer o russo.
“Em setembro, trabalhei meu condicionamento físico, minha respiração, força, resistência. Mas agora é tudo uma questão de preparação para o meu adversário – o Islam Claro, tenho um truque preparado em que acredito. E isso mudará todo o rumo da luta”.
O primeiro encontro entre os dois aconteceu numa situação inusitada. Com apenas 22 anos na época, Arman Tsarukyan aceitou o combate com poucos dias de antecedência, após o oponente original do russo se retirar do evento. Apesar de oferecer um embate competitivo, Makhachev se saiu vencedor por decisão unânime após três rounds.
Desde então, ambos atletas evoluíram bastante. Enquanto Makhachev vive a maior sequência de vitórias da organização na atualidade, Tsarukyan vem de triunfo contra Charles do Bronx no UFC 300.