Publicidade

Ex-campeão do UFC diz que Ilia Topuria está prestes a se tornar uma ‘superestrela global’ em 2025

Campeão dos penas Ilia Topuria foi um dos premiados com o bônus do UFC 308 / Reprodução Instagram UFC

Campeão dos penas Ilia Topuria teve um 2024 surpreendente no UFC / Reprodução Instagram UFC

Alex Poatan foi merecidamente eleito o melhor lutador de 2024, mas teve um adversário à altura e que muitos consideram que foi melhor que o brasileiro no ano que se passou. O campeão peso pena (até 65,7kg.) do UFC Ilia Topuria chocou o mundo duas vezes no ano passado ao tirar o título de Alexander Volkanovski com um nocaute e depois ao defender pela primeira vez com sucesso o cinturão diante de Max Holloway, que nunca havia sido derrotado na carreira pela via rápida.

Publicidade

Diante do crescente sucesso do georgiano-espanhol, o ex-campeão do UFC Daniel Cormier acredita que o cenário em 2025 está favorável para o campeão. Embora Cormier não tenha considerado o UFC 298 e o UFC 308, ambos encabeçados por Topuria, como os eventos mais vendidos do ano, ele afirma que essas experiências estabeleceram a base para ‘El Matador’ se tornar uma das principais estrelas do UFC no início do ano.

Veja Também

“Você tem que vencer a geração anterior para tirar proveito dela. É como luta livre [profissional]. O antigo campeão é imobilizado pelo novo campeão para construir. É por isso que o Ultimate Warrior imobilizou Hulk Hogan, e Hulk Hogan não gostava de ser imobilizado. Mas eles precisavam dele para levar a melhor, e agora o que Ilia vai fazer é tirar muito desse brilho de Volkanovski e Max — especialmente se Volk tiver uma revanche e ele o derrotar novamente — para o que se tornará uma superestrela global”, disse Cormier ao MMA Junkie.

Publicidade

Resta saber como será o próximo ano de Topuria e até que ponto ele conseguirá capitalizar seu momento atual. Se o UFC conseguir sediar um evento na Espanha com ‘El Matador’ no topo da lista, esse será um momento que aparentemente repercutirá muito.

No entanto, Cormier disse que sua única preocupação é sobre o tipo de oponentes com os quais Topuria está se comparando. Uma revanche contra Volkanovski seria uma disputa significativa para o esporte, mas além disso, a lista de concorrentes como Diego Lopes, Movsar Evloev e Brian Ortega vai trazer as lutas que realmente testarão o poder do campeão.

Publicidade

“Acho que ele ainda tem trabalho a fazer na categoria até 65,7kg. Infelizmente, ele vai vencer os caras que vendem cedo, então ele vai ter que carregar Diego Lopes, ele vai ter que carregar Evloev para os números. Porque os números na categoria de peso agora nos últimos nove anos pertenceram a Volkanovski e Holloway. Ele vai ter que carregar esses caras novos porque eles não têm o prestígio que esses dois últimos tinham”, concluiu.

A vitória brutal sobre Holloway manteve a invencibilidade de Topuria, que soma 16 vitórias – nove delas no 1º round – em seu cartel no MMA.

Publicidade
Publicado por
Tiago Campos