Khabib Nurmagomedov não mediu as palavras ao emitir sua opinião sobre a capacidade dos lutadores da Irlanda. Ele simplesmente acha que o país não produz atletas de qualidade. O comentário é feito semanas antes de seu primo, Usman, enfrentar o irlandês Paul Hughes.
“A Irlanda não tem lutadores, irmão. Vamos ser honestos: quantos lutadores da Irlanda? Paul Hughes e Conor. Quem mais? Não há lutadores, irmão. Você vem para o Daguestão e vai entender. Tantas organizações, elas nem querem contratar lutadores do Daguestão porque não se preocupam… tipo… todo mundo pode se tornar campeão.”, disse Nurmagomedov em uma entrevista à PFL.
Khabib Nurmagomedov e o principal nome do MMA da Irlanda protagonizaram uma das maiores rivalidades da história do UFC. Conor McGregor e o daguestanês se enfrentaram no UFC 229, no dia 6 outubro de 2018, em confronto válido pelo título mundial dos pesos leves (até 70,3kg.), na T-Mobile Arena, em Las Vegas. A luta registrou o maior número de vendas de pacotes pay-per-view da história, com mais de 2,5 milhões de vendas.
Depois de dominar o combate, o russo finalizou o adversário no quarto round com um mata-leão. Após a vitória, o ex-campeão saiu do octógono e agrediu o treinador de jiu-jitsu do irlandês, Dillon Danis. O incidente gerou uma briga generalizada entre membros das equipes e até mesmo entre os torcedores.
O primo de Khabib vai enfrentar o irlandês Paul Hughes no Bellator em evento programado para o dia 25 deste mês. Invicto com 19 lutas na carreira, o campeão da categoria peso leve (até 70,3kg.) vem de vitória sobre Alexandr Shably em setembro de 2024. Já Paul Hughes ostenta uma sequência de sete vitórias e em sua última luta, em outubro, ganhou de A. J. McKee na decisão.